Pastor Victor e esposa são condenados e fogem do Irã

Shamiram foi convocada para iniciar o cumprimento de pena de cinco anos de prisão

Portas Abertas • 17 ago 2020


No Irã, pastor Victor e Shamiram foram condenados a 10 e cinco anos de prisão, respectivamente (foto: Article 18)

No Irã, pastor Victor e Shamiram foram condenados a 10 e cinco anos de prisão, respectivamente (foto: Article 18)

[Atualizado em 20/08/2020 às 11h12]

A Portas Abertas tem acompanhado os casos de prisão e condenação do pastor Victor Bet-Tamraz, 65, e da esposa dele, Shamiram Issavi, 64, no Irã. Desde novembro de 2019, o casal cristão lutava por uma sessão de apelação, mas as audiências foram marcadas e adiadas diversas vezes. A última deveria acontecer em primeiro de junho, entretanto, foi cancelada sem justificativa.

Então, em 19 de julho, os seguidores de Jesus souberam, pelo advogado, que o recurso deles foi rejeitado e nenhuma outra audiência seria realizada para reavaliar as penas. Além disso, Shamiram foi convocada à prisão de Evin para iniciar o cumprimento da sentença de cinco anos de encarceramento.

Porém, no dia 15 de agosto, o casal cristão fugiu do Irã. De acordo com a filha Dabrina, eles passam bem e devem continuar a batalha judicial no exterior. “Oramos por justiça tanto para meus pais quanto para todos os cristãos que sofrem nas prisões", afirmou a cristã que já vistou as igrejas brasileiras em 2016.

O pastor Victor e Shamiram foram condenados a 10 e cinco anos de prisão, respectivamente, em 2017. Os “crimes” cometidos pelos cristãos foram agir contra a segurança nacional, organizar pequenos grupos de estudos bíblicos, participar de seminários no exterior e treinar outros pastores e líderes para serem “espiões”.

As prisões iranianas são insalubres e podem ser um local propenso para a proliferação da COVID-19. Em março, a justiça do país libertou 85 mil presos por temer o alto contágio entre os detentos, alguns deles eram cristãos. Mas ainda há outros discípulos de Jesus que cumprem penas no território por causa do envolvimento com o cristianismo.

Pedidos de oração

  • Interceda pelo pastor Victor e família, para que sejam consolados por Deus e protegidos dos ataques físicos, emocionais e espirituais.
  • Clame para que Deus cuide de outros cristãos presos no Irã. Que eles sejam canal do amor de Deus onde estão e que consigam a liberdade em breve.
  • Ore pelas autoridades do Irã, para que tenham temor de Deus, sabedoria e compromisso com a justiça e bem-estar da população.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco