Novos sonhos para Noeh, adolescente do Iraque

Após a saída do Estado Islâmico do país, diversas famílias cristãs voltaram para suas vilas, que ainda precisam ser reconstruídas

Portas Abertas • 15 abr 2019


Noeh e alguns de seus amigos em frente a sua escola, em Karamles

Noeh e alguns de seus amigos em frente a sua escola, em Karamles

Noeh caminha orgulhoso pelas ruas de Karamles. O adolescente de 13 anos cumprimenta seus amigos, parentes e vizinhos com um sorriso no rosto. Ele diz: “Eu sou feliz aqui. Amo minha Karamles”. A vida de Noeh está voltando ao normal. Ele vive com a família em sua própria casa e está de volta à escola. Durante a aula de Educação Física, ele corre e joga futebol com os amigos, conversando e rindo com eles. Noeh está na 8ª série.


Em casa, a mãe olha para o filho adolescente e ri. Almas, mãe de Noeh, fala sobre a rotina diária do filho: “Ele é um garoto muito ativo. Acorda às 6h para ir à igreja com o pai, que é diácono. Então volta para tomar café da manhã em casa e depois vai para a escola. Faz a lição de casa quando volta para casa. Durante a noite, ele participa do programa de jovens da igreja e, em outras noites, vai jogar futebol com os amigos”. Noeh, como qualquer outro garoto de sua idade, é apaixonado por assistir os jogos de seu time favorito no Youtube. Ele diz: “O Barcelona é o meu time preferido dentre todos”.


Em agosto de 2014, quando o Estado Islâmico (EI) invadiu a Planície do Nínive, a família de Noeh foi deslocada para Erbil, como outros milhares de cristãos de vilas e cidades da região. Eles ficaram lá por três anos. Apenas em agosto de 2017 puderam voltar para sua vila. A família do adolescente encontrou a casa completamente queimada pelo EI. Noeh e a família só retornaram para sua casa em 2018. “O comitê da igreja reconstruiu nossa casa queimada. Nós somos muito gratos a vocês – com seu apoio pudemos voltar para nossa casa”, disse Haithem, pai de Noeh.


Participe da reconstrução do Iraque

Seu apoio ajudou muitas famílias desabrigadas com comida, roupas, tendas e outras atividades enquanto estiveram deslocados. Após a retirada do Estado Islâmico, um retorno para as vilas foi possível. Nós restauramos 40 casas pertencentes a famílias cristãs em Karamles. Isso foi feito por meio do comitê de uma igreja local. Outros doadores ajudaram a bancar a restauração de outras casas na vila. Um total de 329 famílias voltaram para Karamles no final de 2018. Em toda a Planície do Nínive, foram restauradas 1274 casas (até o final de 2018). No total, mais de 8.300 famílias cristãs puderam voltar para a Planície do Nínive. Ao doar para esse projeto, você possibilita a reconstrução de outras casas e igrejas no Iraque.


Revista Portas Abertas

No mês de abril, você pode conferir mais histórias sobre a reconstrução do Iraque e Síria após tanta devastação ocasionada por guerras. Com apenas uma doação, você recebe em sua casa um exemplar por mês com notícias, pedidos de oração, devocionais e testemunhos da Igreja Perseguida. Dessa forma, você pode apoiar os projetos da Portas Abertas em diferentes países, além de ser edificado com as histórias de nossos irmãos.


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco