Portas Abertas auxilia em reconstrução após ataques em Camarões

Sua doação permite a reconstrução de igrejas, casas e clínicas cristãs no país, e também que mulheres recebam aconselhamento pós-trauma

Portas Abertas • 23 mar 2020


Dois cristãos em frente à igreja que está sendo reconstruída após a anterior ser destruída em ataque

Dois cristãos em frente à igreja que está sendo reconstruída após a anterior ser destruída em ataque

Em Hitawa, uma vila a certa distância de Moskota, em Camarões, foi mais da mesma história. Cristãos são atacados em diversas cidades e vilas por membros de grupos militantes islâmicos, como o Boko Haram. “Os ataques não param. No fim do dia, vamos para as montanhas para dormir e, de manhã, voltamos à vila para trabalhar. É como nós vivemos agora porque nossas casas não são seguras. Às vezes, podemos vê-los nos vigiando das montanhas, possivelmente planejando os próximos ataques. Quando eles atacam, só podemos correr e nos esconder. Muitos cristãos fugiram da vila porque não podem prever quando acontecerá o próximo ataque”, disse Samuel, um ancião de uma igreja. Com essa situação, o governo estabeleceu postos militares próximo a algumas das vilas, mas, na maioria dos casos, isso não detém o Boko Haram, que simplesmente continua a aterrorizar as pessoas.

Apesar disso, graças a seu apoio, a Portas Abertas pode entregar assistência variada para cristãos corajosos no extremo Norte de Camarões. Durante o primeiro trimestre de 2019, foi entregue ajuda emergencial para mais de 250 famílias cristãs afetadas pelos ataques. A ajuda consiste de arroz, milho, peixe, óleo, sal, roupas, sabonetes, baldes e colchões para ajudar a comunidade a reconstruir suas vidas. “Sem mais nem menos, não tínhamos nada para comer e nem para onde ir. Mas agradecemos nossos irmãos e irmãs por nos ajudarem a nos recuperarmos. Isso nos dá esperança para continuarmos”, disse um cristão da vila.

Seu apoio também permite à Portas Abertas caminhar com os cristãos enquanto clínicas e igrejas são reconstruídas. “Por causa das orações e da graça de Deus, recebemos muito apoio necessário para começar a reconstruir”, disse um colaborador de uma clínica em Toufou. No local é oferecido um clínico geral e programas de reabilitação. “Agradecemos aos irmãos e irmãs que nos ajudaram a colocar a clínica para funcionar novamente. Suas doações são muito necessárias enquanto reconstruimos. Que Deus possa os abençoar abundantemente”, disse Samuel, que comanda o centro de saúde.

As igrejas também recebem apoio ao começar a reconstrução. Em Hitawa, a Portas Abertas ajudou a reconstruir uma nova igreja próxima ao local das ruínas da anterior, um sinal de que nada é permanente, mas também de que a presença do Boko Haram não impede a fé dos cristãos. Eles continuam com os cultos, apesar de perderem o pastor e grande parte dos membros estar desabrigada. Nesses locais, anciãos têm assumido a responsabilidade de conduzir os cultos.


Ofereça assistência para sobreviventes de traumas
As mulheres na África Subsaariana experimentam a vulnerabilidade na prática. Além de não possuírem os mesmos privilégios que os homens, frequentes ataques de grupos militantes islâmicos, como Boko Haram e pastores de cabra fulani, as tornam ainda mais vulneráveis. Elas estão sujeitas a sequestros e também podem perder maridos e filhos, que geralmente são os provedores do lar. Quando isso acontece, precisam conseguir emprego em um cenário que não é favorável. Você pode ajudar! Sua doação permite que uma mulher sobrevivente receba assistência imediata durante um mês.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco