Cristãos desaparecem no Iraque

Os trabalhadores de ONG francesa foram a Bagdá resolver questões administrativas referentes a visto e abertura de nova escola

Portas Abertas • 5 fev 2020


Colaboradores de ONG francesa desapareceram enquanto se locomoviam para resolver assuntos administrativos em Bagdá

Colaboradores de ONG francesa desapareceram enquanto se locomoviam para resolver assuntos administrativos em Bagdá

Na segunda-feira, 20 de janeiro, quatro colaboradores da ONG francesa SOS Chrétiens dOrient desapareceram em Bagdá, Iraque. No dia seguinte, alguns colegas tentaram contato com a equipe, mas não tiveram sucesso. Na quarta, as autoridades francesas foram comunicadas dos desaparecimento. E no dia seguinte, 23 de janeiro, os governos francês e iraquiano iniciaram uma investigação para encontrar os cristãos. Os trabalhadores tinham ido à capital do Iraque de carro para resolver questões administrativas como as renovações dos passaportes e do registro da ONG, e a abertura uma nova escola. Desde 2014, a associação atua no Oriente Médio provendo assistência a cristãos perseguidos.

As identidades dos desaparecidos não foram divulgadas por razões de segurança, mas a instituição confirmou que eles eram experientes, estavam saudáveis e tinham bastante conhecimento para atuar em situações de crise. Ainda não foi recebido pedido de resgate e nem informações dos desaparecidos. Em um comunicado oficial, a organização enfatizou que a missão foi organizada com a coordenação das autoridades do consulado francês no Iraque.

O Iraque ocupa a 15ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2020, com 76 pontos. Os cristãos enfrentam a perseguição de extremistas islâmicos, enquanto os ex-muçulmanos não estão seguros nem na própria família. Com a morte do general iraniano Qasem Soleimani, resultante de um ataque dos Estados Unidos, a tensão no território aumentou. Como retaliação, algumas bases aéreas americanas no país foram atacadas e há mais ameaças de ofensivas.

Pedidos de oração

  • Interceda para que Deus proteja os colaboradores da ONG francesa desaparecidos, peça que eles sejam tratados com dignidade e logo sejam libertos.
  • Ore pelas famílias e pelos amigos deles, para que o Senhor os console e encha os corações de esperança.
  • Clame pela vida dos cristãos no Iraque, para que sejam revestidos de paz, amor e coragem de apresentar Jesus a todos.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco