Cristãos são excluídos de ajuda humanitária no Vietnã

A decisão de negar ajuda vem das lideranças locais, que são as responsáveis por “criar” as leis nas aldeias

Portas Abertas • 28 set 2020


No Vietnã, cristãos foram excluídos de ajuda governamental, mas receberam auxílio dos parceiros da Portas Abertas

No Vietnã, cristãos foram excluídos de ajuda governamental, mas receberam auxílio dos parceiros da Portas Abertas

Além de mortes e de colapsos dos sistemas de saúde, a pandemia da COVID-19 aumentou a vulnerabilidade de muitas pessoas que já lutavam para não passar fome. No Vietnã, a população necessitada ganhou apoio financeiro do governo, com valores equivalentes a 33 dólares por pessoa. Porém, 13 famílias cristãs ficaram de fora da ajuda humanitária. “Este apoio é apenas para as famílias que seguem o governo, não inclui os cristãos que seguem a Deus”, justificaram as autoridades locais.

Os cristãos excluídos trabalhavam em oficinas de carpintaria e com construção, mas foram obrigados a voltar às comunidades de origem porque perderam os empregos durante a pandemia. Além disso, as chuvas torrenciais provocaram inundações e deslizamentos de terra e danificaram as plantações deles.

De acordo com testemunhas locais, não é comum que o governo negue ajuda a cristãos, mas isso varia com as lideranças das aldeias, onde os chefes locais é que “fazem as leis”. Porém, enquanto muitos irmãos e irmãs são deixados de fora da assistência social, a Portas Abertas providenciou ajuda financeira aos necessitados. “As autoridades locais não me incluíram porque sou cristão. Quero agradecer a todos por suas orações e por ajudar minha família e meus filhos a terem comida”, reconhece Gya*, um dos beneficiados.

Khuyen* também demonstrou gratidão e revelou que atitudes como essa fortalecem a fé em Jesus: “Podemos enfrentar discriminação nesta situação difícil, mas o cuidado por nós e provisão de vocês são incentivos para nossa fé”.

*Nomes alterados por segurança.

Praticidade em assistir a Igreja Perseguida

Assim como os cristãos no Vietnã, muitos outros seguidores de Jesus estão precisando de socorro imediato para suprir as necessidades básicas, como alimentação e moradia. Se você deseja contribuir mensalmente em projetos como esse, opte pela doação via carnê. Você escolhe o melhor valor e a data de vencimento, e pode fazer essa consulta on-line até o dia 30 de setembro em www.portasabertas.org.br/carne. Se você ainda não doa por esse meio, contate-nos pelo telefone (11) 2348-3330.

Pedidos de oração

  • Louve a Deus pelo sucesso na distribuição de ajuda aos cristãos necessitados, que eles também sejam fortalecidos emocional e espiritualmente.
  • Ore para que as famílias beneficiadas testemunhem o amor e o cuidado de Deus.
  • Clame pelos líderes locais que perseguem os cristãos nas aldeias. Que eles sejam alcançados por Jesus e trabalhem para propagar o evangelho.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco