Vietnã

Posição no ranking:

35

Vietnã
  • Tipo de Perseguição Opressão comunista e pós-comunista, opressão do clã, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado
  • Pontuação na pesquisa
    68
  • ReligiãoBudismo
  • CapitalHanói
  • População99,7 MILHÕES
  • População cristã9,6 MILHÕES

Doe agora!

R$

Como é a perseguição aos cristãos no Vietnã? 

Para muitos cristãos no Vietnã, seguir a Jesus pode trazer uma hostilidade intensa e até mesmo violenta. Enquanto comunidades históricas, como a Igreja Católica Romana, desfrutam de alguma liberdade, protestantes não tradicionais e aqueles que se convertem de religiões nativas enfrentam pressão intensa e violência por causa da fé, principalmente em áreas remotas do Centro e Norte do Vietnã. A maioria dos cristãos pertence a grupos étnicos minoritários, como os hmong, e enfrenta exclusão social, discriminação e ataques. Muitas vezes, suas casas são destruídas e eles são forçados a deixar a vila. Encontros na igreja enfrentam constante vigilância e invasões frequentes.  

O último ano registrou uma pequena queda na pressão aos cristãos por parte da família e da comunidade local. Entretanto, houve um aumento nos ataques violentos aos cristãos e prédios de igrejas, e no número de líderes de igreja presos. Mas apesar de tal pressão intensa para renunciar a Jesus, muitos mantiveram a fé recém-descoberta com uma coragem impressionante.    

Meu pai foi meu grande perseguidor, mas ele também foi meu maior milagre. 

Sang (pseudônimo), cristão vietnamita que perseverou na fé apesar da intensa pressão do pai. Posteriormente o pai dele conheceu a Jesus     

Como as mulheres são perseguidas no Vietnã? 

No Vietnã, mulheres continuam sendo consideradas inferiores, apesar do alto número de mulheres nos locais de trabalho. Isso se reflete na prática frequente de abortos seletivos de bebês do sexo feminino, com a proporção entre sexos no nascimento sendo uma das mais desiguais do mundo.  

Mulheres cristãs, especialmente as convertidas de origem tribal, muitas vezes enfrentam pressão em casa para abrir mão da fé. Elas podem ser forçadas a casamentos infantis e, quando casadas, enfrentam opressão, violência, ameaça de divórcio e assédio sexual. 

Meninas e mulheres cristãs também são alvo de tráfico para a China, junto com mulheres de outras minorias religiosas.   

Como os homens são perseguidos no Vietnã? 

Homens cristãos podem enfrentar discriminação, assédio e interferência no local de trabalho, chegando a perder o emprego. Tal tratamento enfraquece a família financeiramente e também seu lugar na sociedade. Se eles são líderes de igreja, isso também pode prejudicar a vida da igreja, forçando seu fechamento. Homens cristãos também são alvo de prisão e sequestro, fazendo muitos fugirem de suas aldeias.   

Cristãos também experimentam pressão dentro das Forças Armadas, o serviço militar é obrigatório para todos os homens. Convicções religiosas não são base para a não participação e a evasão é punível com sentença de prisão. Militares cristãos são incapazes de ler a Bíblia livremente ou participar de outras atividades cristãs. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Vietnã? 

A Portas Abertas trabalha por meio de parceiros locais para fortalecer cristãos perseguidos no Vietnã fornecendo socorro imediato e ajuda emergencial, apoio jurídico para defesa legal, recursos cristãos, treinamento de liderança e discipulado e projetos de desenvolvimento socioeconômico.  

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Vietnã?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.  

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos no Vietnã? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Vietnã são: opressão comunista e pós-comunista, opressão do clã, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Vietnã são: partidos políticos, oficiais do governo, parentes, líderes de grupos étnicos, cidadãos e quadrilhas.   

 

Pedidos de oração do Vietnã 

  • Clame por cristãos de minorias étnicas, para que Deus os proteja e fortaleça para permanecerem firmes na fé. 
  • Ore para que os líderes comunistas do país abram o coração para a comunidade cristã e lhe permita adorar livremente. 
  • Interceda para que os parceiros locais da Portas Abertas sejam fortalecidos e encorajados enquanto servem nossa família perseguida no Vietnã.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco