Cinco cristãos são mortos por grupo extremista na Nigéria

Eles foram executados após serem sequestrados na véspera de Natal

Portas Abertas • 7 jan 2021


A morte dos cristãos teria sido filmada para amedrontar os seguidores de Cristo

A morte dos cristãos teria sido filmada para amedrontar os seguidores de Cristo

Cinco cristãos foram mortos por um grupo extremista depois de serem sequestrados na véspera de Natal na aldeia Garkida, no estado de Adamawa, Nordeste da Nigéria. O Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP, da sigla em inglês), uma facção formada por ex-integrantes do Boko Haram, atacou pessoas e incendiou propriedades.

Durante o ataque, outras duas pessoas, incluindo uma criança de cinco anos, foram mortas enquanto muitas fugiram e passaram a noite escondidas nas montanhas. A morte dos cristãos teria sido filmada pelos extremistas para amedrontar outros seguidores de Jesus. Um líder local confirmou que os cinco homens eram membros da igreja e que, há alguns dias, eles se reuniram para celebrar as festas de fim de ano juntos. 

Os parceiros locais acreditam que a execução é supostamente feita como um aviso aos cristãos. “Este vídeo é um lembrete de outras mortes que já vimos. Faz parte da estratégia de comunicação dos grupos islâmicos, e o Boko Haram está usando a mesma estratégia. O período de festas é importante, por causa da atenção da mídia que um ataque atrairá, portanto, os cristãos podem esperar ser alvo durante esse período”, disse Illia Djadi, colaboradora da Portas Abertas na África Subsaariana.

Militantes islâmicos também atacaram outras aldeias predominantemente cristãs no Nordeste da Nigéria, em Adamawa, e no Sul do estado de Borno. Na véspera de Natal, eles invadiram Pemi, uma cidade no estado de Borno, onde mataram pelo menos 11 pessoas, sequestraram um pastor e queimaram casas e igrejas. “Eles atacaram diretamente essas comunidades. Esses grupos querem estabelecer o califado e lei islâmica, os cristãos são o alvo principal”, completou Djadi.

Pedidos de oração

  • Clame pelos familiares dos cristãos, para que Deus conforte os corações diante das perdas e traga renovo para as famílias.
  • Interceda pelos cristãos na Nigéria, para que Cristo os projeta e dê força para se manterem firmes na fé, mesmo diante dos ataques constantes.
  • Ore para que os extremistas tenham um encontro com Jesus, abandonem as más obras e passem a testemunhar do amor de Cristo.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco