Bíblia é atingida por uma bala na Colômbia

Uma cristã que saía de um culto durante um tiroteio conseguiu desviar do tiro

Portas Abertas • 16 abr 2021


Os líderes cristãos trabalham para ajudar os seguidores de Jesus em meio à violência (foto representativa)

Os líderes cristãos trabalham para ajudar os seguidores de Jesus em meio à violência (foto representativa)

Nesta semana, a Portas Abertas noticiou sobre a situação dos cristãos em Buenaventura, na Colômbia. Em meio à violência, os líderes da igreja trabalham para manter a missão pastoral, oferecendo conforto àqueles nas congregações que perderam parentes nos tiroteios.

O pastor Norman González*, parceiro da Portas Abertas na região, contou sobre como a igreja em Buenaventura está lidando com a violência atual. "A igreja está de pé, apesar de tudo o que está acontecendo ao redor. Perdemos alguns irmãos nos tiroteios. Levamos conforto e orações para aqueles que perderam entes queridos", disse. 

Os tiroteios entre grupos ilegais e forças governamentais chamadas para controlar a violência são comuns em Buenaventura e ao redor. No início de fevereiro, vários moradores ficaram feridos, e outros morreram em outro tiroteio. Uma mulher cristã que estava saindo de uma reunião de oração e jejum na igreja no momento do tiroteio conseguiu desviar de um tiro vindo em sua direção. A bala atravessou a bolsa e a Bíblia, fazendo um buraco nas páginas do livro sagrado.

A violência impactou significativamente alguns pastores. Outro parceiro local ouviu o caso de um pastor cuja família tem ligações com um dos grupos criminosos em Buenaventura. Ele tem sido alvo de múltiplas ameaças e, por essa razão, decidiu permanecer confinado em casa. Quatro colegas pastores estão agora se revezando para levar comida e orar com ele.

Outro líder da igreja que já sofreu assédio várias vezes é o pastor Andrés*. Ele foi transferido para outra parte da cidade. No entanto, nos últimos dois meses, os grupos ilegais que o perseguiram se estabeleceram na área onde ele vive agora, uma região que enfrenta extrema pobreza. 

A situação é tão terrível em Buenaventura no momento que manter os ânimos é difícil até mesmo para os líderes da igreja, como explicou o pastor González: "O que está acontecendo em nossa cidade é tão difícil que às vezes não sabemos como ajudar nosso povo. Levantamos os olhos para o céu e oramos; sabemos que Deus nos trará apoio nessa situação".

* Nomes alterados por segurança. 

Encoraje filhos de cristãos perseguidos

Na Colômbia, os pais cristãos temem pelo futuro dos filhos, já que grupos guerrilheiros observam as crianças para recrutá-las para o crime. O Abrigo Lar Cristão, mantido pela Portas Abertas, traz esperança para esses pais e filhos. Nele, as crianças e adolescentes têm acesso tanto aos fundamentos da fé cristã como à educação secular. Eles precisam de encorajamento para se manterem firmes na fé em Jesus e terem esperança e chance de um futuro melhor. Envie um cartão para os internos do Abrigo Lar Cristão e para aqueles que vivem em regiões onde há perseguição aos seguidores de Jesus.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco