A importância do discipulado para a igreja no Norte da África

Kabil coordena um projeto que treina instrutores para cursos de discipulado e que atualmente conta com cerca de 350 pessoas

Portas Abertas • 18 fev 2020


Kabil sabe por experiência própria a importância de um bom treinamento de discipulado

Kabil sabe por experiência própria a importância de um bom treinamento de discipulado

“Você deve fazer uma escolha: nós ou Jesus. Você quer sua família ou sua nova fé?” Kabil* não precisou pensar muito quando foi confrontado com essa escolha há 10 anos. “Nada pode se comparar à vida que Jesus me deu”, esse cristão norte-africano disse ao lembrar do momento. Ele obedeceu a uma missão dada por Deus: treinar instrutores que discipulam pessoas no Norte da África.

Você já imaginou como a igreja cresce? Um dos elementos principais é o discipulado: ensinar a novos cristãos o que significa ser um seguidor de Jesus, não apenas em palavras, mas também pelo exemplo. Isso também é realidade em países no Norte da África, como a Líbia, que está no Top 10 da Lista Mundial da Perseguição 2020.

Kabil é um norte-africano que dedica a vida para treinar pessoas. Ele criou uma rede de instrutores que atualmente tem cerca de 350 pessoas. Cristão ex-muçulmano, se converteu em 2004, e sabe por experiência própria a importância de um bom treinamento de discipulado. Pouco depois da conversão, Kabil recebeu a função de professor de estudo bíblico na igreja. No começo, sua família islâmica não foi hostil à conversão. “Mas, em 2008 e 2009, grandes problemas começaram e eu tive que escolher entre minha família e Jesus. Aquela foi realmente uma decisão difícil. Eu decidi seguir ao Senhor e abrir mão da minha família. Eu ainda não tenho contato com minha mãe e tenho pouco contato com meus irmãos e irmãs. Minha vida é totalmente dedicada ao Senhor, especialmente ao treinamento de discipulado.”

Há alguns anos, pessoas que se converteram repentinamente pararam de ir à igreja. A liderança local discutiu a questão e entendeu que faltava treinamento de discipulado. “A necessidade era óbvia. Geralmente, organizávamos um batismo logo após a conversão daqueles que vinham do islamismo. Mas percebemos que, depois que a pessoa era batizada, não voltava para a igreja. Com o tempo, alguns cristãos também não estavam estáveis na fé. Queríamos oferecer um serviço de qualidade, por isso precisamos organizar treinamento para fazer com que a igreja sobrevivese com o tempo”, explicou.

Eles começaram usando um programa de desenvolvimento que foi ao encontro do que precisavam. “Após começar a oferecer o curso, percebemos mudanças entre os irmãos. Vimos que permaneciam na igreja e que estavam progredindo bastante em termos de relacionamento uns com os outros. Testemunhamos muitas mudanças positivas no nível espiritual e na prática também.” (Essa história continua)

*Nome alterado por segurança.

Prepare cristãos do Top 10
Na maioria dos países do TOP 10, não há igreja visível, então as comunidades cristãs se encontram em segredo. Os desafios enfrentados por um cristão secreto envolvem ainda mais pressão do que as situações vividas em meio à perseguição em geral. Por meio de estudos da Bíblia, o corpo de Cristo se fortalece, estando preparado para viver a vida cristã em qualquer situação. Com uma doação, você possibilita que um cristão de um dos países do TOP 10 receba treinamento bíblico.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco