Doe agora 
 
 
 

Ser cristão no Uzbequistão não é nada fácil

No início de 2012, a equipe da Portas Abertas realizou uma entrevista com o Rivaldo. Leia a entrevista abaixo e lembre-se de orar por nossos irmãos nesse país!

rivaldo_noticia (2).jpg
O cristão Rivaldo Vítor Borba Ferreira, mais conhecido como Rivaldo (paulista, 19 de abril de 1972), é um futebolista brasileiro que atua como meio-campo. Ex-jogador do Milan, Barcelona e muitos outros clubes, disputa a temporada de 2012 pelo Kabuscorp da Angola. Além de jogador, ele também é o Presidente do Mogi Mirim, desde 2008 clube do interior de São Paulo. Foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 1999. Em 2002, fez parte do grupo que foi campeão mundial pelo Brasil na Copa do Mundo. É considerado um dos melhores meia-atacantes recentes do futebol brasileiro e mundial 

Rivaldo, você tem conhecimento sobre a perseguição e intolerância religiosas?
Com certeza.

Você já ouviu falar da Portas Abertas durante suas passagens por diversos países, principalmente no período que morou no UZBEQUISTÃO jogando pela Bunyodkor? O que conheceu da Portas Abertas nestes locais?
 Tive conhecimento pela internet. Foi pelo site da Portas Abertas que fiquei sabendo que o Uzbequistão era o 9º país mais perseguido do mundo.

O que conheceu da igreja no UZBEQUISTÃO, pois o país ocupa o 9º lugar na Classificação de Países por Perseguição? Teve contato com os cristãos locais?
Quando cheguei lá, comecamos a fazer culto em casa, mas, senti em meu coração que deveria participar de uma igreja local, que eu deveria ser testemunha de Jesus aos uzbeques, e foi o que fiz, eu e todos os brasileiros começamos a participar de uma igreja local. Foi um tempo maravilhoso!

Você já foi proibido de expressar sua fé publicamente?
Fui, e no Uzbequistão, mesmo. Teve um episódio, em que ganhamos a copa do Uzbequistão e usei uma camisa com os dizeres “Jesus number 1” (Jesus, número
1) quando vi no site, eles haviam apagado o nome “Jesus” e falaram que não poderia mais fazer aquilo, mas continuei fazendo. Não por palavras mas por atitudes.

O que sentiu por ser cristão em um país de maioria muçulmana? Teria algum testemunho relacionado à restrição religiosa para compartilhar?
Ser cristão no Uzbequistão não é nada fácil, para mim não foi tão difícil por ser uma pessoa conhecida, mas para eles, é duro. Sei que Jesus nos levou até lá para sermos luz, testemunhas vivas. O mais emocionante foi ter convivido com cristãos locais. Ver a alegria deles por estarmos lá... A esperança de que Jesus não tinha se esquecido deles.

O que você acredita ser a maior necessidade para a minoria cristã no Uzbequistão?
Liberdade de expressar sua fé. Liberdade de ouvir um louvor. Liberdade de ler a palavra de Deus.

Você já tentou aproximação para falar do amor de Deus para jogadores de outras religiões? Qual foram as reações?
Respeito muito as pessoas, não sou aquela pessoa de impor a minha opinião. Falo de Jesus através das minhas atitudes, e da minha maneira de ser. E sei que muitos deles foram impactados.

Em quais situações você acha que se deve abrir mão de professar publicamente sua fé?
Tenho certeza de que em nenhum momento. Nunca negarei a Jesus. É por Ele e para Ele que vivo.

*Esta entrevista foi publicada na Revista Portas Abertas - volume 30, nº9

FontePortas Abertas
 

Comentários

  • enelson
    11 jun 2017 de 02:03
     

    Deus e fiel gostei da entrevista DEUS continua abençoando os meus irmaos

  • Jacarécisnefrangosalamandraduo
    17 out 2016 de 16:34
     

    Me interessei muito por essa entrevista. O ponto de vista do Rivaldo me fez pensar que: os cristãos precisam ser motivados para expressar sua fé, para sim que as forças da perseguição se tornem diminutas.

  • Leginaldo e Lucas
    16 nov 2012 de 00:24
     

    A paz do Senhor Jesus Rivaldo fiquei muito feliz em você ter sido enviado e usado para divulgar ainda mais o nosso Deus continue sendo o homem simples e humilde que você é, e que muitas vidas venha ter sido transformadas através do seu testemunho pessoal que Deus continue abençoando tanto você como toda a sua parentela! Para meditação 1 cor 15:58 e MT 11:28-30

  • marleide
    06 nov 2012 de 21:45
     

    que testemunho maravilhoso,parabéns rivaldo, eu fiquei surpresa em saber que vc é um servo de DEUS. sempre admirei muito vc como atleta e agora ti admiro muito mais. que o SENHOR JESUS continui abençoando a sua vida e a sua família. a paz do SENHOR JESUS.

  • CARLOS ANTONIO PEREIRA DA SILVA
    04 nov 2012 de 14:05
     

    MEU IRMÃO EM CRISTO RIVALDO FIQUEI MUITO FELIZ AO LER A SUA REPORTAGEM E SABER QUE VOCÊ É MAIS UM ATALAIA ENVIADO POR DEUS PARA PROPAGAR AS BOAS NOVAS DE JESUS. QUE DEUS TI ABENÇOE. AMÉM.

  • George Luiz Lopes.
    02 nov 2012 de 21:48
     

    Que a paz do Senhor esteja em nossos corações.Fala sobre o nosso irmão Rivaldo para mim é uma horra em saber que o nosso Deus faz coisas grande,e principalmente aos nossos olhos impossivel,eu fiquei maravilhado cuando vi a reportagem que ele é um cristão.Amém Rivaldo que o Senhor continue te abençoando.

  • Missionário luciano RJ
    24 out 2012 de 14:52
     

    Deus prepara os escolidos e capacita.http://kaiwa2012.blogspot.com.br/2012/10/missionario-rivaldo-vitor-borba.html

  • SIVALDO EUGENIO DE FREITAS
    24 out 2012 de 14:04
     

    RIVALDO UM DOS MAIORES JOGADORES DO MUNDO ,ESTAR ESCALADO NO TIME DE JESUS;ESSE TIME NUNCA EMPATA E NEM PERDE...

  • key
    19 out 2012 de 17:22
     

    Não podemos esquecer em nossas orações de orarmos pelos Portas Abertas e pela Igreja Perseguida e assim criarmos uma grande corrente intercessória em todo o mundo em prol dos nossos irmãos, que possamos divulgar e pedir oração em nossas Igrejas.

  • Santos
    17 out 2012 de 23:04
     

    Que o Senhor possa aençoar grandemente o jogador Rivaldo em sua caminhada por todos o lugares que ele andar.

  • edilson
    10 out 2012 de 13:25
     

    jogador ou servo de DEUS? desculpe lindo vossos trabalho.

  • joao
    10 out 2012 de 02:12
     

    uma benção.

  • Pastor: Deoclídio
    09 out 2012 de 16:08
     

    A Paz do Senhor! Que lindo o Testemunho do Jogador RIVALDO, A Igreja do Senhor Jesus precisa se Unir cada dia mais em prol do reino de Deus. Aqui no brasil temos liberdade Para Pregar e louvar ao Senhor, e vemos ai, Quantos Países onde os Cristãos não tem liberdade de professar sua fé cristã, ou seja, pregar e louvar ao Senhor. Que Deus continue abençoando nossos irmãos. Abraços

  • Ronaldo Gerard
    09 out 2012 de 15:47
     

    Há muitas pessoas com as quais falo sobre os Cristãos Perseguidos. Até mesmo converso com pastores de grandes Igrejas. Quando eu estou fechando o assunto, eles dizem já conhecer, dão um sorriso e encerram o assunto. Sei, entretanto, que eles estão preocupados com a "suntuosidade" dos seus templos. Até compreendo, mas, a Bíblia nos fala "domésticos na fé", e os nossos irmãos que estão sofrendo por amor a Cristo o são, como ficam?

  • antonio bianconi
    09 out 2012 de 14:05
     

    Seria muito bom que a naçao brasileira pudesse ver essa mensagem Temos tudo a nossa disposição, para adorarmos a Jesus, em nossa pátria, no entanto qualquer dor de cabeça, uma garoa qualquer nos impede de ir á igreja para louvarmos a Deus. É até vergonhoso, ouvirmos irmãos se desculpando com mentiras para fugir da adoração ao amado Mestre. Brasileiros, vamos usar a liberdade que temos, para promover o Reino de Deus, antes que as portas sejam fechadas. Parabçens irmão Rivaldo pelo seu brilhante testemunho. Deus tem prazer na sua vida. Antonio Bisnconi Mococa SP

  • MILTA FELIPE
    07 out 2012 de 15:41
     

    DE UMA COISA TENHO CONVICÇÃO.... DEUS É FIEL E VERDADEIRO...... E ASSIM COMO ELE TEM UM PROPÓSITO NA VIDA DO JOGADOR RIVALDO ... ELE TEM NA VIDA DE TODOS.... BASTA OMENTE UMA COISA QUE É MUITO IMPORTANTE.. DARMOS LUGAR À ELE... PORQUE À ELE TODA "HONRA" E TODA "GLÓRIA" ... AMEMMMMMMMM !!

  • Pr Ribamar
    07 out 2012 de 13:07
     

    Saudações em nosso Senhor Jesus Cristo, fiquei muito feliz e emocionado ao mesmo tempo pelo testemunho do jogador Rivaldo, sempre admirei como jogador, mas não sabia desse lado Cristão que é muito lindo aos olhos de Deus e um belo testemunhos para todos nós. Desejo que esta entrevista sirva para despertamento de muitos cristão que vive em países fechado para o evangelho e para nós seja uma responsabilidade à abraçar com oração e desejar que o Senhor venha usar muitos Rivaldo nesses lugares. Um abraço ungito em Cristo Jesus. Pr Ribamar, Santo Antonio de Goias-GO

  • vanda lucia
    06 out 2012 de 16:21
     

    louvo a Deus pela sua vida rivaldo pelo seu testemunho que tenho certeza tem impactado a muitos Deus continue te abençoando,,,,o uzbequistão assim como tantos paises onde predominam a intolerancia devem ser alvos da nossa intercessão diaria... a paz do senhor jesus

  • wtwrtr
    05 out 2012 de 17:37
     

    fasdfadfasdfadfadsfadsfdasf

  • Elizeu rodrigues
    04 out 2012 de 14:04
     

    A Deus seja a gloria estaremos orando por missionarios ao redor do mundo para o senhor os guardar nesta tarefa na conguista de almas para o reino do senhor.

  • EDILSON PAULINO
    04 out 2012 de 13:41
     

    gostei muito desta materia c/ o jogador RIVALDO,que não pare em RIVALADO, tem muitos jogadores crentes em cristo JESUS, que gostariam de ter esta oportunidade que RIVALDO ESTA TENDO, não parem por favor este tipo de materia e muito bom p/midia ante CRISTO saber que não pode calar um crente, e ajuda pessoas como RIVALDO expor seus centimentos em relação a CRISTO. A PAZ DO SENHOR.... AMEM....

  • Laís
    04 out 2012 de 13:08
     

    Tem uma música de Fernanda Brum que me toca profundamente que é mais ou menos assim: "...Existe um lugar onde o orgulho Não vai me seduzir. Onde o dinheiro, a fama, os aplausos Não podem me comprar... ...Em Tua presença, Senhor... Vou me esconder, Tu és meu prazer, Em Tua presença é o lugar, Onde eu quero habitar." Eu dou graças a Deus que mesmo em meio a toda fama e prestígio ainda existe crente verdadeiro que Vive pra Ele e não tem vergonha dizer que o-ama de todo o coração.