Um negócio para o Reino de Deus

Victor conta sobre a experiência na cadeia e de como usa a loja para falar de Cristo

Portas Abertas • 1 dez 2019


Victor pastoreia pessoas e vende alimentos para animais em loja na Ásia Central

Victor pastoreia pessoas e vende alimentos para animais em loja na Ásia Central

Victor é um homem que vive na Ásia Central. Ele sempre teve problemas com a lei e com a heroína. Fugiu da polícia na Ucrânia e se envolveu com o tráfico de drogas por onde passava. A Portas Abertas contou como ele teve um encontro com Cristo dentro de uma prisão. Depois dessa decisão, o irmão tinha certeza de que iria para o céu. “Uma alegria pura entrou em meu coração e os outros não entendiam o motivo. Na cadeia, eu conheci a Cristo”, relembra. Nessa época, duas coisas aconteceram: Victor teve uma doença muito grave e foi sentenciado a seis anos de prisão. O médico também o desenganou, mas nenhum dos vereditos abalou a fé do jovem: “Eu não fiquei assustado porque sabia que iria para o céu”.

Mesmo preso, o jovem cristão começou uma igreja. Havia um irmão que tocava alguns instrumentos, eles se reuniam em pequenos grupos e Victor era responsável pelas pregações. Sabendo do grupo de oração, um administrador da prisão ofereceu o microfone externo para que os sermões pudessem alcançar mais pessoas. No início, ele recusou pensando no frio que passaria durante o inverno, mas a resposta não foi aceita pelo diretor: “Não importa o frio. Você tem que pregar sobre Jesus Cristo”. Nesse período, Victor se aproximou da família. Ao cumprir a pena, foi estudar em um seminário bíblico e passou a trabalhar com usuários de drogas, em um centro de reabilitação.

Hoje, Victor é proprietário de uma loja de alimentos para animais. Ele começou o negócio por conta própria, mas com o microcrédito fornecido pela Portas Abertas, o estabelecimento tem crescido. O local também serve para receber as pessoas que querem saber mais sobre Jesus. “Quando as pessoas vêm por causa dos livros cristãos, nós fechamos o portão e colocamos o carro na frente dele. Assim, os vizinhos não conseguem ver o que estamos fazendo. Então não há motivos para batidas policiais. Nossa única atividade visível é a venda de comida de animais”, revela.

Na cidade, Victor é pastor de uma igreja, mas na vila ele pastoreia 10 pessoas com muito cuidado, porque não tem registro para ser uma instituição. O líder e outros cristãos costumam evangelizar e se reunir nas casas para falar sobre vida eterna e como ir até Cristo. “O evangelismo não é feito nas ruas, mas nós respondemos perguntas. Uma senhora questionou sobre batismo. Então nós sugerimos ir à casa dela para tomar um chá e conversarmos mais”, revela.

Pedidos de oração

  • Ore para que o testemunho do irmão Victor seja eficaz, para que atraia muitas outras pessoas até Cristo.
  • Peça que Deus proteja o líder cristão e as igrejas que ele cuida. Que eles tenham sabedoria para agir e coragem para continuar propagando o evangelho.
  • Interceda para que tenham criatividade na abordagem das pessoas durante os evangelismos e palavras certas para responder às perguntas dos interessados.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco