Turquia ataca Iraque e preocupa comunidade cristã

Os moradores do território já lutam contra o rápido contágio da COVID-19 sem assistência médica

Portas Abertas • 8 jul 2020


Cristãos já enfrentam as consequências da COVID-19 e agora temem os conflitos entre os soldados turcos e curdos

Cristãos já enfrentam as consequências da COVID-19 e agora temem os conflitos entre os soldados turcos e curdos

O governo da Turquia lançou ataques aéreos e promoveu operações militares em terra na região dominada por combatentes curdos, no Iraque. Muitos cristãos estão na região dos conflitos e vivem com temor de serem atingidos pelas operações apoiadas por jatos, helicópteros, drones e forte artilharia. De acordo com o Ministério de Defesa turco, o objetivo da ofensiva é atingir os rebeldes que lutam pelo partido dos trabalhadores curdos no norte do território.

Dentre os locais atingidos está a região de Sinjar, que faz fronteira com aldeias cristãs e curdas. Muitas famílias deixaram as casas por temer a piora das tensões no território, que também luta contra a COVID-19. O sistema de saúde do país está em colapso por causa da pandemia e a disseminação do coronavírus acontece rapidamente.  Um dos contaminados é um líder cristão chamado Martin. O trabalho dele com cristãos em Bagdá tem sido essencial. Ele também já liderou os seguidores de Jesus na cidade de Karamles.

As consequências da COVID-19 na planície de Nínive

A planície de Nínive é onde vive a maioria dos cristãos no país na 15ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2020. A região dominada pelos curdos fechou as fronteiras com o restante da nação por causa da pandemia da COVID-19. Por isso, a população não consegue chegar até o Curdistão para ter acesso a serviços essenciais, como assistência médica. O isolamento fez com que muitas pessoas com doenças crônicas ficassem sem assistência.

Outro problema agravado durante a quarentena foi a violência doméstica. Segundo as estatísticas de uma organização que trabalha pelos direitos das mulheres no Iraque, 63% das iraquianas em isolamento social sofreram violência em casa, onde houve ataques físicos, psicológicos e sexuais. Muita da tensão familiar é impactada pela falta de renda para arcar com despesas básicas, como alimentação e moradia, já que as pessoas perderam os empregos nesse período. 

Pedidos de oração

  • Interceda para que a paz de Deus inunde os corações dos cristãos que vivem nas áreas de conflito. Peça que a confiança deles em Jesus cause impacto nas pessoas que estão ao redor.
  • Clame pela vida tanto dos soldados do exército turco, quanto dos curdos. Para que eles tenham um encontro com Cristo e sejam transformados por ele.
  • Ore pelos governantes iraquianos, para que tenham sabedoria e honestidade na administração dos recursos públicos. Que as decisões tomadas beneficiem principalmente os mais necessitados.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco