Perguntas e respostas para entender a perseguição na Eritréia

| 09/06/2006 - 00:00


As perguntas e respostas abaixo foram formuladas por várias pessoas da equipe da Portas Abertas no mundo todo. Elas podem ajudá-lo a entender melhor a perseguição na Eritréia.

Qual o motivo dos cristãos serem alvo de perseguição na Eritréia? Quem está por trás disso?

Os cristãos estão sendo perseguidos pelo governo devido ao preconceito contra os cristãos. O governo também tem a idéia de que os cristãos permitem que a religião se interponha entre eles e sua disposição de servir o exército.

O governo sempre negará que existe perseguição, a despeito das prisões que ocorrem. Alegam que prendem os que evitaram servir o exército. Entretanto, a posição dos evangélicos no país não é a de não cumprir o serviço militar.

A Igreja Ortodoxa da Eritréia (OC, sigla em inglês) também persegue os cristãos. Por muitos anos essa era a religião dominante no Estado, mas alguns de seus membros se tornaram "pentecostais" (não-ortodoxos). Conseqüentemente, a OC também persegue as pessoas por quebrarem a tradição. Na OC, somente os padres têm permissão de ler e interpretar a Bíblia. As pessoas ficam curiosas e começam a ler a Bíblia por conta própria. A Igreja Ortodoxa possui uma percepção errada dos "cristãos que lêem a Bíblia" e os vêem como uma ameaça.

Se for mesmo a Igreja Ortodoxa, qual seria o motivo?

A Igreja Ortodoxa realmente está por trás de algumas perseguições na Eritréia e das prisões dos padres ortodoxos envolvidos em movimentos de reavivamento para pentecostais. Essas prisões foram feitas como um esforço conjunto entre a Igreja Ortodoxa e o Estado para limpar a Igreja Ortodoxa de "pentecostais".

Quando o patriarca ortodoxo eritreu Abune Antonios reclamou das prisões de padres, ele foi, logo em seguida, demitido pelo presidente Isaias Afwerki e se encontra em prisão domiciliar.

Apenas os pentecostais são perseguidos?

Não, muçulmanos também são perseguidos. Eles foram presos pelo governo por protestarem contra o "grande mufti" escolhido pelo presidente. Tradicionalmente, a escolha de um mufti era feita pelas mesquitas, mas a interferência do governo nos assuntos internos da igreja viola o direito de liberdade de religião.

As igrejas Católica e Luterana também são consideradas "pentecostais"?

Na verdade o país possui quatro "religiões" reconhecidas: islamismo, cristianismo ortodoxo, catolicismo romano e a igreja luterana. O que eles têm em comum é o fato de possuir uma história relativamente longa no país. As "religiões" mais recentes, tais como igrejas protestantes independentes, têm sido o alvo principal do presidente. Mas recentemente, até as igrejas reconhecidas passaram a ser alvo de ataques, tais como a Ortodoxa. O bispo da única Igreja Anglicana foi deportado e substituído por um líder indicado pelo governo. Presbiterianos são considerados "pentecostais perigosos".

Quando se trata de cristãos não-praticantes, que não vão à igreja, não possuem Bíblias, não fazem estudos, reuniões de orações, evangelismo ou reclamações ao governo, esses são deixado em paz pelo governo.

As quatro religiões reconhecidas não são consideradas uma ameaça - são passivas e não desafiam o Estado ou a Igreja Ortodoxa. Estão satisfeitas em se aterem à lei, silenciosamente comparecerem aos sermões de domingo e não têm estudos bíblicos.

Qual é a posição do islamismo em relação a tudo isso?

Não há prova de que o islã esteja participando ativamente na perseguição. Mas, talvez ela aconteça no âmbito pessoal, de parentes e amigos, quando um muçulmano passa a ser cristão. De forma contrária aos cristãos, os muçulmanos podem ter o Alcorão, o livro sagrado deles, tendo também o direito de orar cinco vezes ao dia como manda a religião. Até agora, eles parecem desfrutar de mais liberdade do que os cristãos, mas isso talvez esteja mudando também.

Existe uma carência de Bíblias na Eritréia? Temos que contrabandear Bíblias ou elas estão disponíveis?

Sim, há uma carência de Bíblias no país, especialmente Bíblia para as crianças. Mas não há a necessidade de contrabando.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE