#Ramadã: Qual a relação com a Igreja Perseguida?

Entenda como o Ramadã afeta os cristãos perseguidos.

Portas Abertas • 18 jun 2015


Cristãos egípcios abraçam muçulmano na celebração do último dia do Ramadã, como uma forma de expressar o amor de Deus

Cristãos egípcios abraçam muçulmano na celebração do último dia do Ramadã, como uma forma de expressar o amor de Deus

Qual a situação dos cristãos enquanto, por 30 dias, mais de 1,6 bilhão de muçulmanos jejuam do nascer ao por do sol em cerca de 50 países do mundo? Durante o mês do Ramadã, os muçulmanos fazem jejum durante o dia para comemorar a revelação de uma série de mensagens do anjo Gabriel ao profeta Maomé, segundo a crença muçulmana. Dessas revelações, surgiu o Alcorão, o livro mais sagrado do islã.

Para os cristãos que vivem em países muçulmanos, é necessário serem sempre cautelosos ao praticarem sua fé; e esse cuidado deve ser ainda maior no período do Ramadã. Em Bangladesh, por exemplo, a maioria dos restaurantes não abre durante o dia, para acompanhar o jejum. É visto como ofensivo comer ou beber na frente de muçulmanos em jejum. Assim, os cristãos precisam comer em segredo. Alguns também praticam o jejum como forma de dar um bom testemunho aos muçulmanos.

Historicamente, essa data é usada como pretexto para atacar indivíduos e instituições cristãs em diversos países. "Precisamos ter mais cuidado quando realizamos atividades da igreja, especialmente seminários, treinamentos e outros programas", disse um cristão.

Muitos enfrentam alta pressão social. Sirah* é uma cristã ex-muçulmana da Argélia: "Minha família coloca uma enorme pressão sobre mim durante o Ramadã. Eles sempre insistem para eu jejuar, embora eles saibam que eu me converti a Cristo. É como se eles se recusassem a admitir que eu me tornei cristã".

Essa pressão não é exclusiva para os cristãos. Ateus e pessoas de outras religiões também enfrentam pressão dos clérigos islâmicos e das autoridades. Junto com milhões de cristãos ao redor do mundo, você pode orar pelos que vivem em países muçulmanos.

Apoie a Igreja Perseguida com suas orações!

  • Peça a Deus pela proteção dos nossos irmãos e irmãs ao redor do mundo; principalmente por aqueles que abandonaram o islamismo.
  • Ore para que os cristãos tenham sabedoria e discernimento para se relacionar com os muçulmanos durante esse período; e que sejam um forte testemunho de Jesus naqueles países.
  • Clame para que o coração dos muçulmanos tenha fome de paz. Que através do Espírito Santo, evidente na Igreja Perseguida, eles percebam que essa fome só pode ser preenchida por um relacionamento pessoal com Jesus.

Leia também
#Ramadã: Entenda como funciona
#Ramadã: O que os cristãos brasileiros podem fazer para ajudar?

*Nome alterado por motivos de segurança.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco