Quatro cristãos são decapitados em ataque na Indonésia

Integrantes de um grupo terrorista seriam os autores dos crimes

Portas Abertas • 11 mai 2021


Os agressores já realizaram outros ataques contra cristãos na região (foto representativa)

Os agressores já realizaram outros ataques contra cristãos na região (foto representativa)

Na manhã de hoje, quatro homens da aldeia Kalimago, na região de Sulawesi, foram decapitados por extremistas islâmicos. As vítimas eram seguidores de Jesus e tinham entre 42 e 61 anos. A Portas Abertas noticiou um outro ataque que aconteceu na região em novembro de 2020, em que quatro cristãos foram assassinados na Indonésia

Os ataques foram supostamente realizados por membros do grupo terrorista Mujahideen da Indonésia Oriental (EIM, da sigla em inglês), e 5 milhões de IDR (cerca de 350 doláres) pertencentes a uma das vítimas foram levados pelos suspeitos. Duas eram membros da Igreja Mamasa Toraja, outra da Igreja de Toraja, e a última vítima frequentava uma outra igreja na região.

O parceiro local da Portas Abertas Ari Hartono* compartilhou como isso é um choque para os seguidores de Cristo em Sulawesi, que ainda se recuperam dos ataques de novembro: “Os moradores ainda estão traumatizados com o ataque terrorista em Sigi em novembro passado e ainda não se recuperaram. Eles precisam de nossas orações”, conta.

“Não temos certeza se o ataque tem motivação religiosa, por mais que as vítimas sejam cristãs, pode ser um ato de sobrevivência. Após o incidente de Sigi, os terroristas em Sulawesi têm sido cada vez mais pressionados pela polícia e pelo exército. A única maneira de sobreviver é roubar dinheiro e alimentos. Nessa área, há muitos agricultores que vivem na floresta longe da aldeia e eles foram os alvos dos terroristas”, compartilha o parceiro.

Testemunha alertou sobre a presença dos terroristas

O incidente ocorreu por volta das 7h30 da manhã. Integrantes da polícia regional de Sulawesi disseram a um portal de notícias local que uma testemunha estava a caminho do campo de trabalho quando viu cinco pessoas se aproximando. De acordo com a testemunha, ela reconheceu uma dessas pessoas como um membro da EIM, a partir dos cartazes de membros do grupo terrorista em espaços públicos.

Segundo o policial,“essa testemunha fugiu para contar aos aldeões sobre a presença dos extremistas. No caminho para casa, encontrou-se com dois amigos e lhes disse para fugir, mas eles se recusaram, pensando que essas pessoas seriam soldados e não terroristas. Mais tarde, ambos foram encontrados mortos”.

Inicialmente, foi relatado que duas pessoas foram mortas, mas depois que a força-tarefa vasculhou a área circundante onde as duas primeiras vítimas foram encontradas, encontrou outras duas vítimas. Parceiros da Portas Abertas na Indonésia estão tentando entrar em contato com as igrejas e famílias das vítimas. 

* Nome alterado por segurança.

Pedidos de oração

  • Apresente em oração os familiares dos cristãos mortos e peça para que Deus traga conforto aos corações.
  • Interceda pelos seguidores de Cristo na Indonésia, para que se mantenham firmes na fé, mesmo diante da perseguição e dos ataques extremistas.
  • Ore para que os integrantes do grupo extremista conheçam o amor de Jesus e experimentem uma transformação de vida.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco