Protestos tomam as ruas de Mianmar

Após uma semana do golpe militar, a população foi às ruas reivindicar a democracia

Portas Abertas • 9 fev 2021


Os protestos em Mianmar começaram após o governo militar assumir o poder e bloquear a internet, o telefone e a televisão da população

Os protestos em Mianmar começaram após o governo militar assumir o poder e bloquear a internet, o telefone e a televisão da população

No último final de semana, os cidadãos de Mianmar foram às ruas protestar contra o atual governo do país, expressando apoio à líder detida, Aung San Suu Kyi. A população ficou irritada após os militares bloquearem o acesso às redes sociais, cortarem acessos aos telefones e canais de televisão e impedirem que manifestações pró-democracia fossem organizadas nos últimos dias. 

“A tensão entre os partidários pró-democracia de Mianmar e os militares permanece instável. A polícia ficou em duas linhas barricando o caminho para os manifestantes. Se os manifestantes cruzassem a primeira linha, os policiais iriam atirar. O protesto se intensificará nos próximos dias e o número de manifestantes tem aumentado a cada dia”, compartilha uma parceira da Portas Abertas no local.

O pastor Ko Ko Thun* compartilhou com os parceiros da Portas Abertas sobre o histórico de perseguição aos cristãos pelos militares no país. “Quando me lembro da junta militar anterior, fico tão chateado que não posso controlar minhas lágrimas. Quando eu ainda era estudante, lembro-me deles checando as carteiras de identidade minhas e dos meus amigos e nos fazendo ficar sob a chuva. Eles também confiscaram nossos livros. Uma vez, carregamos nosso próprio arroz para cozinhar em nosso albergue, e os soldados nos acusaram de fornecer arroz aos grupos insurgentes e nos detiveram”, testemunha.

Muitos cristãos temem os mesmos resultados da revolta de 1988, quando os militares tomaram o poder do país e muitas pessoas morreram. Mas os cristãos do país seguem esperançosos no agir de Deus: “Na semana passada, tivemos a internet cortada, mas no final de semana conseguimos nos conectar novamente. É incrível como Deus trabalha e nos permite nos conectar, disponibilizando conexão à internet a tempo. A internet aqui é incerta e imprevisível, pode não estar disponível à noite ou amanhã, mas temos um Deus que pode separar os mares e sabemos que ele vai fazer um caminho para nós”, compartilha um parceiro da Portas Abertas em Mianmar.

* Nome alterado por segurança.

Pedidos de oração

  • Ore pelos protestos que acontecem em Mianmar, para que ocorram de forma pacífica e que vidas sejam preservadas.
  • Peça pelos cristãos no país, para que Cristo seja a esperança deles e que se mantenham firmes, mesmo diante do medo.
  • Interceda pela paz em Mianmar, para que os conflitos sejam resolvidos e o governo tome decisões pensando no bem de toda a população.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco