Presos no Natal, onze cristãos permanecem detidos no Irã

Portas Abertas • 28 jan 2015


28_Iran_0260008536

 O pastor Victor Beth Tarmez, de 60 anos, e dois outros cristãos, que eram seus convidados, foram presos quando agentes de segurança do Estado iraniano invadiram a casa de Victor durante a celebração do Natal que ele realizava na noite de 26 de dezembro. A reunião foi considerada “não autorizada e ilegal”.
 
Mansour Borji, da comissão Artigo 18 do Conselho de Igrejas Iranianas Hamgaam (“Caminhando juntos”, em dari), afirmou ao World Watch Monitor (WWM) que a família de Victor está receosa quanto à sua saúde por ele ser diabético. Borji também disse que os detalhes da verdadeira acusação pela qual ele está preso ainda não estão claros.

Ao WWM, Borji afirmou que Victor foi forçado a falar em farsi com sua família em uma chamada telefônica muito breve, da prisão, em vez de usar sua língua nativa assíria, para que os guardas pudessem monitorar o que era dito.

O Ministério das Relações Exteriores britânico escreveu: “O governo do Reino Unido está profundamente preocupado com a atual perseguição de minorias religiosas do regime iraniano, incluindo os cristãos. O Reino Unido e a comunidade internacional esperam que o Irã viva de acordo com o direito à liberdade de religião e crença, como prescrito no Artigo 18 do Acordo Internacional dos Direitos Políticos e Civis”.

Mais prisões durante o Natal
Mansour também confirmou ao WWM que mais oito cristãos foram presos no dia de Natal em uma casa na província de Teerã e, desde então, foram transferidos para uma localidade desconhecida.

São eles Mehdi Kian, Ali Sadraddin, Mohammad Kazemi, AzinFaroudi, Mohammad Hossein Moridian, Maryam Narimani, AlirezaNasiri e Matin.

Outra organização, Middle East Concern, relatou que, no Natal, foi registrado um total de 24 prisões de cristãos, embora acrescente que, separadamente, cinco outros cristãos foram soltos recentemente da prisão, alguns sob fiança e de forma condicional. Um deles, Amin Khaki, estava preso desde março de 2014.

Classificação da Perseguição Religiosa
O Irã é o sétimo país na Classificação da Perseguição Religiosa. A lista classifica as 50 nações onde viver como cristão é mais difícil, e é elaborada anualmente pela Portas Abertas. 

Leia também
Pastor assírio é preso em Teerã

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco