Pastor é condenado a sete anos de prisão em Cuba

Governo acusa o líder cristão de desrespeito, agressão e desordem pública

Portas Abertas • 12 mai 2022


Cristãos são perseguidos caso se posicionem contra a ideologia do governo (foto representativa)

Cristãos são perseguidos caso se posicionem contra a ideologia do governo (foto representativa)

O pastor Lorenzo Rosales Fajardo foi condenado a sete anos de prisão por participar de protestos em julho de 2021, em Cuba. O líder cristão, que vive em Palma Soriano, foi julgado em dezembro sob acusações de “desrespeito”, “agressão”, “incitação ao crime” e “desordem pública”.

Em 1º de março de 2022, o governo cubano comunicou a condenação do pastor em uma carta à Missão Permanente de Cuba na ONU, em resposta a um pedido de informações feito por cinco funcionários de direitos humanos da organização.

No informativo, as autoridades justificam a prisão do líder cristão por ele ter participado de um “ataque violento” a policiais, forçado a entrada na sede do Partido Comunista em Palma Soriano, e ferido sete funcionários e um civil.

De acordo com a organização Christian Solidarity Worldwide (CSW), as acusações são infundadas. "Imagens ao vivo e fotos mostram policiais armados e membros da força paramilitar Boina Negra atacando manifestantes desarmados e pacíficos no meio da rua, com o reverendo Rosales Fajardo sendo estrangulado", afirmou.

Os protestos pacíficos aconteceram em todas as regiões de Cuba, onde milhares de pessoas pediam por democracia e reformas econômicas. A resposta do governo foi imediata e violenta, com policiais e agentes de segurança agredindo e prendendo manifestantes, muitos deles pastores.

Informações à família

A esposa de Fajardo, Maridilegnis Carballo, soube do veredito e da carta somente depois que ela foi enviada à representação do país em Genebra. “Não sei se posso suportar tanta injustiça e tantas mentiras. Como é doloroso ver a condição vergonhosa do governo desta nação”, afirma em entrevista a CSW.

A sentença inicial de prisão mencionada na carta à Missão de Genebra era de oito anos, mas o governo cubano contatou a família de Fajardo para confirmar redução da pena para sete anos.

Pedidos de oração

  • Interceda para que o pastor Fajardo seja guardado, fortalecido e suprido em todas as necessidades enquanto estiver na prisão. Que ele seja liberto o mais breve possível.
  • Ore pela família do pastor e de outros cristãos presos durante os protestos. Que sejam consolados e vejam o agir do Senhor mesmo nas situações desafiadoras.
  • Clame para que haja liberdade e democracia em Cuba. Para que as pessoas tenham o direito de pensar e expressar a fé livremente.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco