Oportunidade de espalhar o amor de Deus

Portas Abertas • 16 mai 2017


16-catar-imigrantes-esperando-onibus-apara-casa-apos-trabalho

O Catar é o 20º país na atual Lista Mundial da Perseguição, sendo governado pela família Al Thani, desde meados dos anos 1800. Por lá, parece não haver descontentamento social ou econômico, uma vez que o Estado distribui suas riquezas generosamente. A sociedade, no geral, professa a fé islâmica. O culto público a outras religiões além do islã é restrito. Quase todos os cristãos no país são estrangeiros, mas há alguns ex-muçulmanos convertidos ao cristianismo.?

Atualmente, existem muitos cristãos asiáticos trabalhando nas construções dos estádios para a Copa do Mundo de 2022. A Anistia Internacional chegou a citar que se trata de trabalho escravo e que os trabalhadores não vivem em boas condições, enfrentam abusos de direitos humanos e ouve-se que o país está violando diversas regras da instituição. ""Trabalhar no exterior não é fácil, estamos longe de nossas famílias e sacrificando nossa alegria e conforto para lhes dar uma vida melhor"", diz Simon*, um dos cristãos.

Embora, nos últimos anos, a situação tenha melhorado um pouco, Simon diz que durante o verão as temperaturas atingem facilmente mais de 50ºC, e eles precisam cumprir diariamente um turno de 11 horas. ""A mídia aqui é censurada, então não está nos jornais, mas muitas vezes ouvimos falar de trabalhadores suicidas. Eles se sentem deprimidos e não encontram outra solução senão tirar a própria vida"", contou. Ele também esclareceu que os salários são inferiores do que o prometido antes da chegada no Catar (cerca de 400 dólares mensais), alguns contratos são fraudulentos e, a maioria, só permite a volta para casa a fim de visitar os familiares após um período de dois anos de trabalho.

""Além disso, muitos patrões tratam seus empregados com grande desrespeito"", disse. Simon faz parte de um grupo de cristãos que evangeliza e fala de Jesus para outros trabalhadores enquanto estão construindo. A equipe da Portas Abertas visitou esses cristãos em uma de suas reuniões secretas. ""Estivemos com eles no local de trabalho e entendemos como até mesmo nas construções para um torneio de futebol é possível espalhar o amor de Deus, ainda que o país seja fechado para o evangelho"", conclui o colaborador.

*Nome alterado por motivos de segurança.

Revista Portas Abertas
Você pode conhecer outras histórias sobre nossos irmãos lendo a
revista Portas Abertas. Receba mais informações sobre a causa da Igreja Perseguida. Confira o que tem acontecido com os cristãos perseguidos pelo mundo, a agenda dos próximos eventos, visitas de correspondentes internacionais, comentários de nossos parceiros, um devocional especial, pedidos de oração e muito mais.

Ajude a transformar a vida de sete mil cristãos na Península Arábica, que é o nosso tema desse mês. Eles lutam para ter as Escrituras em árabe e se reunir com outros irmãos. O perigo é grande, mas é possível ajudá-los a crescer na fé com formas criativas de compartilhar as boas novas. Entenda a campanha.

Leia mais
Cristãos constroem estádio para a Copa do Mundo

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco