O que cristãos russos pensam sobre a guerra contra a Ucrânia?

Cristã russa compartilha seu ponto de vista acerca do conflito de seu país com a Ucrânia

Portas Abertas • 5 abr 2022


De acordo com a cristã russa, eles são contra a guerra e oram para que Deus intervenha e acabe com a violência

De acordo com a cristã russa, eles são contra a guerra e oram para que Deus intervenha e acabe com a violência

É possível cristãos amarem quando há apenas ódio por todos os lados? Essa é a realidade dos cristãos que vivem na Rússia. Entre eles, está Olya (pseudônimo), uma cristã que compartilhou seu ponto de vista quanto à guerra contra a Ucrânia. Durante a conversa, ela falou sobre si mesma, sua família e igreja em meio à difícil realidade atual. Confira a primeira parte da nossa conversa com ela.

Portas Abertas: Olya, como você vê a situação da guerra entre Rússia e Ucrânia? Como você se sente como cristã?

Inicialmente, eu e minha família não acreditamos que isso fosse verdade. Parecia tão louco e impossível! Com certeza, nós somos contra a guerra e oramos para que Deus intervenha e acabe com a violência. É muito difícil aceitar que nosso país começou a guerra e está “destruindo a casa de alguém”. Outra coisa difícil de aceitar é como isso pode ter consequências severas em todo o mundo.


A primeira semana foi muito difícil pra mim, eu chorava todos os dias ao saber da situação por meio da mídia e das redes sociais. Eles falavam sobre a violência, o sofrimento dos ucranianos, os refugiados e os mortos. Também ouvi que cristãos e igrejas estão sofrendo com a guerra. Isso me fez chorar, sofrer e orar constantemente. Eu não conseguia encontrar paz.


Portas Abertas: Como você e os outros cristãos reagiram? O que fizeram?


Organizamos orações em nossas igrejas e fizemos correntes de oração. Grupos de membros da igreja oraram dia e noite e muitos jejuaram. Não podemos impedir a guerra, nem fazer com que sejamos ouvidos. Não podemos organizar uma revolta contra nosso presidente e governo, afinal, como cristãos, temos que abençoá-los mesmo sendo contra o que fazem. Cremos que há outra forma, uma maneira diplomática de se chegar a um acordo.


Além disso, em nossa igreja, arrecadamos recursos para cristãos ucranianos e os enviamos por meio de um membro da igreja que tinha parentes daquele lado. A igreja ficou muito grata, afinal tem várias pessoas deficientes. Eles compartilharam que o recurso chegou no tempo certo e, com ele, fizeram compras para membros da igreja. Ainda planejamos arrecadar mais recursos, mas no momento não temos como transferir, afinal a fronteira está fechada. Oramos para que haja oportunidade para fazer a transferência.


Para saber mais sobre as dificuldades enfrentadas por Olya e outros cristãos russos em meio ao conflito com a Ucrânia, leia a notícia que será publicada na quinta-feira, dia 7. Além disso, convidamos você a orar pela situação.

  • Peça que Deus intervenha e acabe com a violência dessa guerra sangrenta e sem sentido.
  • Clame para que Deus dê sabedoria e conduza os presidentes e autoridades de ambos países a como lidar com a situação de forma pacífica.
  • Ore para que Deus cuide dos que estão em perigo e sofrendo.
  • Interceda pelos ucranianos que perderam pessoas queridas, e também casas e propriedades.
  • Peça que Deus conforte, cuide e proteja os cristãos e as igrejas na Ucrânia.
  • Ore para que a igreja de Olya consiga transferir recursos para cristãos ucranianos em necessidade.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco