Ameaça terrorista na Páscoa?

| 20/04/2004 - 00:00


Ainda não está certo se realmente aconteceu uma ameaçaterrorista ou não durante a Páscoa, motivo que levou as autoridades a cancelar oenorme culto evangelístico que deveria ter acontecido no dia 14 de abril em umestádio esportivo municipal na cidade siberiana de Tyumen. Apesar disso, ocoordenador do evento, Andrei Knyashev, disse ao Forum18 NewsService que ele temquase 99% de certeza de que foi uma falsa ameaça.

Andrei citou a forte oposição ao evento por parte da IgrejaOrtodoxa, cujos membros locais também realizaram um pequeno evento quando osconvidados dos evangélicos estavam sendo transportados do estádio para o localsubstituto. No momento do cancelamento, igrejas evangélicas locais foramforçadas a deslocar o evento para uma igreja pentecostal na cidade.

Um panfleto que foi distribuído no evento dos ortodoxos pelolíder Ortodoxo de Tyumen, do qual o Forum18 recebeu uma cópia, alertava quequalquer ortodoxo que ore com não-ortodoxos ou busca a cura de Deus vindodeste evento evangelístico, corre o risco de ser desligado da igrejaortodoxa.

Falando da cidade de Tyumen Andrei disse que a Igreja Luz Paraa Vida conseguiu acomodar cerca de 1.500 pessoas não cristãs no culto ocorridono dia 14 de abril, mas todos os membros da igreja tiveram que assistir atravésde uma tela nas ruas. Ele disse ao Forum18 que as autoridades de Tyumen nãoconseguiram criar qualquer tipo de obstáculo somente pelo fato de o novo localdo evento ter sido mantido em secreto até o último momento.

No dia 16 de abril o secretário de imprensa do vice-governadorregional de Tyumen disse ao Forum18 que ele não estava sabendo de qualquer tipode ameaça terrorista ao evento de páscoa dos evangélicos, ou de uma cartaemitida por seu oficial advertindo de tal possibilidade. No mesmo dia, AleksandrGradusov, especialista das autoridades regionais de relações religiosas dacidade de Tyumen, confirmou ao Forum18 que as agências de segurança tinhamalertado sobre uma ameaça terrorista contra o evento, mas disse que não tinhamais detalhes, já que esta questão não fazia parte de sua área. Gradusov tambémconfirmou que os ortodoxos locais tinham feito um protesto no dia 14 de abril,mas ressaltou que os protestantes tiveram condições de realizar o evento emoutro local da cidade.

O secretário de imprensa do departamento regional de Tyumendisse que ele, pelo menos, não tinha nenhuma informação sobre uma possívelameaça terrorista ao evento dos evangélicos.

O pastor Sergei Lavrenov da Igreja Pentecostal Luz do Mundodisse que o Conselho de Tyumen das Igrejas Evangélicas - que incluipentecostais, batistas e metodistas - originalmente fechou um contrato dealuguel com o Palace Sport no dia 16 de março. Problemas surgiram no dia 9 deabril, quando o departamento regional de Tyumen do Ministério do Interior enviouuma carta alertando da possibilidade de uma ameaça terrorista ao diretor doestádio, que anulou o contrato. Sergei disse que o Conselho das Igrejas recebeuum comunicado semelhante da FSB (ex KGB)local no dia 12 de abril, que mencionavaa impossibilidade de fornecer segurança adequada para o evento. Uma carta aSergei, do vice-governador de Tyumen, Vladimir Yakushev, do qual o Forum18também recebeu uma cópia, declara que no ponto de vista da informaçãoconcernente à ameaça de atos terroristas durante as celebrações de páscoa naPalace of Sport ... a administração regional propõe que você adie o eventomencionado.

O Forum18 observou que, em face de uma ameaça terroristaexplícita contra igrejas ortodoxas, as agências de segurança do país agemprotegendo as atividades natalinas e da páscoa dos ortodoxos. De acordo comdados do Ministério do Interior lançados no dia 12 de abril, 230 mil oficiais dapolícia e soldados protegeram cerca de 6.500 igrejas ortodoxas durante a noitede páscoa depois de ter buscado os fiéis em suas propriedades com cãesespecialmente treinados para isso.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE