O melhor presente de Natal para as crianças vietnamitas

| 23/12/2006 - 00:00


"A nossa visão é chegar com Bíblias para as crianças vietnamitas", disse Rebeca, chefe do comitê. "Fico feliz em dizer que essa equipe de agora está comprometida em fazer isso virar realidade", ela acrescentou.

O projeto, todo ele, era bem difícil. Os dois primeiros anos de trabalho foram perdidos quando uma editora estrangeira mudou de idéia e não quis mais ceder os direitos autorais para que a Bíblia infantil fosse traduzida e produzida na região. A nova gerência se recusou a entrar em um acordo com a equipe em relação aos direitos autorais. As razões deles eram compreensíveis: o projeto poderia comprometer a segurança daquela organização.

Sem perder o ânimo, a equipe se colocou um desafio: "Por que não podemos fazer diferente? Por que nós mesmos não fazemos isso? Por que não fazemos tudo: escrever, ilustrar, imprimir e distribuir?" Então, a equipe local, através da Portas Abertas e das igrejas parceiras, estabeleceu o projeto todo de novo. Ele também ganhou um novo rumo quando a equipe vietnamita formou por seu próprio departamento de produção, composto por um contador de histórias e escritor, um ilustrador, editores, e um consultor literário.

Com a ajuda de Blue Autumn, escritora profissional e contadora de histórias, as histórias foram escritas com o público vietnamita em mente. Ela disse: "Esse é o jeito vietnamita de contar histórias, temos nosso jeito de dizer as coisas", e uma organização cristã, especialista em lingüística e tradução, confirmou isso.

Quando uma cópia do esboço da Bíblia infantil chegou à mesa de um respeitado pastor, responsável pelo registro oficial de todas as Bíblias e livros da Igreja Evangélica do Vietnã (ECVN), ele reconheceu que aquilo era do país, e que apenas um vietnamita poderia ter escrito. O pastor ficou imediatamente fascinado e cativado pelo material, e em apenas dez dias, a edição foi concluída. Ao ver que a igreja vietnamita precisava bastante de um livro como aquele, ele não apenas ajudou a editá-lo como também assegurou a permissão para que fosse impresso.

Traduções coloridas do Novo Testamento foram montadas, a fim de cada história ocupar apenas uma página. Cada uma é acompanhada de um "título criativo" para atrair e segurar a atenção dos pequenos leitores de 5 a 10 anos de idade.

Calculando o custo, pagando o preço

A trajetória para se produzir localmente uma Bíblia infantil ilustrada continuava a ser dura. Durante o seu desenrolar, vários membros do comitê ficaram doentes, emocionalmente abalados. Alguns ainda sofreram mortes na família. Um membro do comitê sofreu duas mortes em sua família.

Por conta disso, a data-limite das ilustrações ficou indefinida, até que ele se recuperasse emocionalmente. E ainda Rebeca, a chefe do comitê, contraiu hepatite.

Mas, apesar dessas experiências, o comitê perseverou. "Eles trabalharam com mais paixão e unidade", disse Rebeca.

Em direção ao verdadeiro objetivo

Para cumprir as datas-limite, o comitê organizou uma linha do tempo que monitoraria o progresso mensal e semanal deles. Rebeca supervisiona o projeto como se ele fizesse parte dela mesma. "Isso é importante para nós porque é para as crianças do Vietnã - a futura igreja. Queremos cumprir o prazo, mas também queremos ser excelentes", disse ela.

Dez mil cópias das Bíblias foram impressas e distribuídas a várias denominações e igrejas domésticas. O resultado final foi saudado por muitos pastores de igrejas domésticas e registradas. A Portas Abertas patrocinou a impressão das Bíblias.

O verdadeiro objetivo de tudo isso não era apenas entregar essas Bíblias nas mãos das crianças, mas plantar sementes de fé em seus corações através da mais importante história já contada - o evangelho de Jesus Cristo.

Distribuição criativa e responsável

Para alcançar esse objetivo, uma estratégia de distribuição para a Bíblia infantil está em andamento. Ela envolve os pais, que devem ler as histórias aos seus filhos no período de um ano. As Bíblias virão com um termo de compromisso que os pais deverão assinar com os pastores.

Agora que as coisas estão acontecendo rápido, o comitê executa apenas metade do trabalho. Eles já estão esboçando as histórias do Antigo Testamento, de Adão e Eva, Noé Abraão, Davi e outros.

Novidades estão animando a segunda fase do projeto, e as crianças vietnamitas poderão receber, mais uma vez, outro presente eterno de Natal no ano que vem.

Pedidos de oração:

 Pelo comitê - Ore pelos integrantes e por suas famílias, que todos gozem de perfeita saúde. Peça unidade e unção para a equipe, para que o projeto fique completo, com as histórias do Novo Testamento em ordem.

 Pelos pais - Que Deus dê aos pais um forte senso de compromisso de lerem toda a Bíblia com seus filhos.

 Pelas crianças - Ore pelas crianças que ouvirão as histórias, que elas cresçam em fé e conhecimento de Deus.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE