Cristão é preso por se recusar a renunciar à sua fé

| 24/04/2006 - 00:00


Lapao é líder de uma comunidade cristã de uma vila laotiana e está preso há vários dias, suas mãos e pés estão presos a toras de madeira, por se recusar a renunciar a sua fé. Para organizações cristãs locais, essa é uma ilustração genérica da abordagem das autoridades comunistas, conhecidas por oprimir os moradores de aldeias cristãs.

A Missão Ajuda Cristã (CAM, sigla em inglês), uma organização evangélica que apóia missionários no Laos, disse que Lapao está preso desde 1º de abril. Segundo a CAM, em 31 de março, "o líder de Tabeng, na província de Savava, mandou que Lapao, conhecido como Tao Adern, assinasse um documento renunciando à sua fé".

Como o cristão se recusou, as autoridades o prenderam. Ele está numa cela, atado a toras de madeira, informou o grupo, acrescentando que "duas de quatro famílias da mesma vila foram expulsas, e as outras enfrentam incertezas quanto ao futuro".

Lapao, que é originário da vila Hueyhoy Nua, na província de Savannakhet, se mudou para Tabeng depois de se casar. Agora os cristãos estão preocupados com sua esposa, que precisa sobreviver e não possui nenhum meio de sustento.

Ideologia posta em dúvida

Alguns analistas dizem que a repressão anticristã tem suas origens nos temores que os oficiais comunistas do Laos têm de perder apoio, especialmente na medida em que aumenta gradualmente o número de pessoas que põe em dúvida a ideologia comunista. As organizações cristãs que trabalham no país disseram que o número de igrejas está crescendo nas aldeias, apesar das campanhas de perseguição.

Desde 1975, o Laos está sob controle do "Pathet Lao", o Partido Comunista Laotiano, que expulsou todos os missionários estrangeiros e perseguiu as religiões. Desde 1991, uma "democracia centralizada" tem sido implementada pelo Partido Revolucionário do Povo do Laos (a reincorporação do "Pathet Lao"). Apesar da abertura da economia em anos recentes, ainda há um controle estrito da sociedade e do culto religioso.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE