Três igrejas conseguem autorização para funcionar em Ho Chi Minh

| 17/03/2006 - 00:00


As autoridades atenderam às solicitações de três denominações eclesiásticas para funcionar legalmente na cidade de Ho Chi Minh, segundo informações obtidas pela agência de notícias Compass.

No início deste mês, o Escritório de Assuntos Religiosos da cidade de Ho Chi Minh concedeu o registro a uma facção da Igreja Menonita Vietnamita, liderada pelo reverendo Nguyen Quang Trung, à pequena Igreja Batista da Graça, liderada pelo reverendo Le Quoc Chanh, e a um grupo da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Vietnã.

Em cartas datadas de 6 de março para as organizações destas igrejas, o escritório informou aos seus líderes que notificariam aos oficiais das vizinhanças locais onde eles têm igrejas que eles receberam oficialmente permissão para realizar atividades religiosas na cidade de Ho Chi Minh. O Escritório também prometeu orientar as três organizações da igreja na preparação da documentação, a fim de se candidatarem junto ao Escritório Central de Assuntos Religiosos, em Hanói, para a realização das convenções necessárias para o recebimento do reconhecimento legal. 

"Isso pode ser um fato promissor", contou um observador ao Compass. "O Escritório de Assuntos Religiosos de Ho Chi Minh tem jurisdição somente na cidade, e as três igrejas têm algumas congregações espalhadas pelo país, especialmente no sul do Vietnã. Estas congregações permanecem ilegais até que também recebam a permissão local necessária antes que o registro nacional, sob leis governamentais, possa ser encaminhado". 

Líderes de igrejas domésticas no Vietnã observaram que as três denominações representam somente uma parte das tradições de suas igreja no Vietnã. Há vários grupos de igrejas domésticas muito maiores que não estão inclusos nessa medida modesta.

As fontes observaram ainda que o governo escolheu a menor e mais condescendente facção menonita, liderada pelo reverendo Nguyen Quang Trung, em vez da maior facção liderada pelo ativista pastor Nguyen Hong Quang, que foi liberto da prisão em agosto passado. 

Os Adventistas do Sétimo Dia também têm, pelo menos, duas facções, e o governo da cidade excluiu a mais nova. Os grupos Batista, Menonita e do Sétimo Dia excluídos dessas medidas recentes foram informados que a única maneira de se registrarem é primeiramente tornarem-se facções aprovadas em suas tradições. Este evento pode aumentar as tensões entre os grupos de igrejas. 

Um missionário menonita contou ao Compass que esse desenvolvimento foi uma "derrota significante" para as igrejas menonitas lideradas pelo pastor Nguyen Quang. As autoridades vistoriaram a sua casa e a sede da igreja dezenas de vezes, em uma delas demolindo parcialmente as instalações, enquanto ele estava preso durante os anos de 2004 e 2005.

Desde a libertação do pastor Nugyen Quang da prisão, a igreja tem crescido novamente e enfrenta pouca dificuldade. Entretanto, fontes no Vietnã disseram que as ações governamentais equivalem a uma recusa das muitas tentativas da organização do pastor de procurar a orientação do governo de como funcionar legalmente.

O ponto comum entre as três organizações aprovadas pelo governo é que elas e os seus líderes estavam em atividade antes de 1975. A Co Doc Truyen Giao Hoi (Igreja da Missão Cristã), com base em Danang, não recebeu aprovação, apesar de também encontrar-se em atividade desde antes de 1975. Entretanto, há boatos de que ela esteja em uma lista para ser em breve registrada. 

"O movimento tem sido tão lento, que qualquer coisa é bem-vinda", concluiu uma fonte.  "Esperemos que esses avanços em desenvolvimento na cidade de Ho Chi Minh sejam uma indicação de que ações paralelas em outras jurisdições aconteçam rapidamente, de modo que o reconhecimento legal nacional a essas instituições possa ser concedido".  

Contudo, se tais ações paralelas realmente ocorreram, os recentes grupos registrados cobrirão uma pequena percentagem das centenas de milhares de protestantes ainda não registrados no Vietnã, disse a fonte.

"Até mesmo a maioria dos cristãos no Vietnã que seguem as tradições Batista, Menonita e do Sétimo Dia dos três grupos em consideração ainda seriam excluídos. Medidas adicionais significantes teriam que ser tomadas rapidamente antes que isso seja considerado uma brecha".


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE