Líderes cristãos sentenciados a três anos de prisão

| 20/07/2005 - 00:00


O sr. Khamchan, 59 anos, e o sr. Vangthong, 31 anos, dois cristãos laosianos detidos no dia 27 de março, foram sentenciados a três anos de prisão sob a acusação de posse ilegal de armas.

De acordo com informações do Christian Aid (Auxílio Cristão) em Laos, "os cristãos têm sido comumente acusados de crimes sociais, tais como posse de armas, a fim de desviarem a questão real por trás das detenções e prisões". Esse parece ser o caso de Khamchan e Vangthong. Quem quer que possua de fato as armas usadas para acusar os dois homens, e se declare culpado às autoridades, ainda assim os oficiais se recusam a ouvir, porque desejam manter Khamchan e Vangthong na prisão.

Os homens foram detidos no fim de março junto com pelo menos outros 16 cristãos do distrito de Phin, na província de Savannakhet, no sul de Laos. Sabe-se que o sr. Khamchan pode ter sido muito visado porque ele era chefe da vila e membro do partido comunista local de Phin antes de se tornar cristão. Quando ele confessou sua fé em Cristo há um ano, foi despedido da liderança do partido comunista.

Acredita-se que Khamchan e Vangthong estejam na prisão do distrito de Muang Phin desde a sua detenção em março. Todos os outros cristãos presos no mesmo período que os dois homens parecem já terem sido libertados.

De acordo com o Christian Aid, os líderes cristãos em Savannakhet foram abordados recentemente pelas autoridades tanto do governo do centro de Laos como pelas de Savannakhet. Aparentemente, os oficiais tentaram convencer os cristãos locais a ajudá-los a encobrir totalmente a onda de prisões de cristãos que aconteceu em março. Eles se recusaram a cooperar.

Ore pelo sr. Khamchan e por sr. Vangthong que sofrem na prisão. Ore para que a justiça prevaleça no caso deles. Ore também pelas centenas de cristãos do Laos que enfrentam perseguição física e psicológica por parte das autoridades locais nas províncias como Savannakhet.

Texto enviado por  Daila Fanny.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE