Igreja Carismática recebe segunda advertência do Governo

| 26/04/2005 - 00:00


Autoridades do estado em Minsk, capital de Belarus, mandaram uma segunda advertência oficial à igreja carismática  Nova Vida, de acordo com a lei de religião. De acordo com a lei, duas advertências oficiais são motivo suficiente para interditar uma igreja. A última advertência dizia que o pastor da igreja, Vyacheslav Goncharenko, organizou e realizou "oração e sermões em locais não especialmente designados para eventos religiosos... sem a devida permissão da administração (estado)..." A igreja está apelando contra isto, alegando que a audiência da corte foi acompanhada por violações de procedimento de modo que não poderia fundamentar nem uma advertência oficial nem a interdição. As violações de procedimento incluem tempo insuficiente para preparar a defesa, pois a entrega da intimação judicial foi feita ao meio-dia da véspera da audiência, e foram aceitas apenas 7 das 100 testemunhas da defesa devido ao pequeno tamanho da sala da corte - e somente depois que o veredicto fosse anunciado. A advertência oficial foi expedida depois da condenação do pastor Goncharenko por atividades religiosas ilegais e depois que uma multa equivalente a 30 vezes o salário mínimo mensal lhe foi imposta.

Oficiais do estado de vários níveis disseram repetidamente ao Fórum 18 que a situação da igreja Nova Vida "é somente culpa deles," que eles não podiam registrar ou cultuar em um estábulo porque "só se podem manter vacas em um estábulo," e que eles não podiam reconstruir o prédio, devido à falta de um lugar para culto nos planos de desenvolvimento da cidade já aprovados pelo presidente Aleksandr Lukashenko. Um antigo local da ferrovia a 500 metros do estábulo da Nova Vida tem sido usado por uma comunidade ortodoxa, e um oficial disse ao Fórum 18 que uma igreja ortodoxa seria construída como parte do novo subúrbio.

Uma análise de março de 2000 de uma congregação-irmã da Nova Vida feita por um especialista do Comitê Estadual de Belarus para Assuntos Religiosos e Étnicos concluiu que ela é uma seita neo-mística, religiosa-política, destrutiva, cujo crescimento representa uma ameaça ao indivíduo, à sociedade e ao estado"


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE