Filatelista evangeliza através de selos

| 27/03/2005 - 00:00


Seu amor aos selos de correio e sua experiência cristã o levaram a iniciar uma coleção de temática religiosa que, diz, conta com mais de 2 mil selos, que vão desde o nascimento de Jesus até o ato da Ressurreição.

O empenho não foi fácil, conta Ricardo Ferre Vázquez, membro da Igreja Morava de Cuba. Graças a pessoas de diversos países que me ajudaram a formar a coleção, hoje posso usá-la a favor da divulgação do Evangelho. Definitivamente, Ferre realiza um interessante ministério de evangelização através da filatelia.

O fato é que os selos, nas mãos de Ricardo, deixam de ser somente um pagamento pelo serviço de correio ou um objeto apreciado por colecionadores, para converter-se numa via para evangelizar.

Exposições que relatam fatos da vida de Jesus através das pequenas imagens ou atos litúrgicos inspirados nelas oferecem outra utilidade ao tão velho e rotineiro objeto.

Tudo tem valor para transmitir a fé, explica Ferre, que é membro da Federação Filatélica Cubana. Às vezes, o que não é transmitido por um sermão, uma canção pode conseguir, ou qualquer efeito visual e, nesse caso, os selos, pela magia própria que têm, também podem ensinar as pessoas que Jesus nasceu e morreu para toda criatura humana, define.

A primeira mostra, ocorrida em 2004 quando inaugurou um mural na sua igreja, deu início a uma série de exposições. Selos de países tão diferentes como Espanha, Paraguai ou República Dominicana, entre outros, formam sua coleção de temática Religiosa, a qual espero levar a outros países para pedir àquelas pessoas que amam a filatelia a seguir essa inovadora maneira de evangelizar, disse.

O sonho de Ferre é que alguma publicação divulgue esse trabalho e que pessoas do mundo inteiro colaborem com o enriquecimento da coleção enviando-lhe exemplares de selos sobre a temática. Ferre pede para que os interessados enviem suas correspondências para Avenida 19, número 6622, entre 66 e 68, Playa, Cidade de Havana, CEP 11300.

Enquanto o mundo evangélico aproxima-se do Congresso Mundial de Missão e Evangelização, em Atenas, em maio, Ricardo realiza o trabalho de levar a palavra de Deus a muita gente, através de algo tão pequeno e humilde como foi a vida de Jesus: os selos.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE