Mesmo com perdas recorrentes, menina fica firme na fé

Zita perdeu mãe, pai, tio e mãe adotiva; foi agredida e expulsa por sua fé, mas não desistiu de Jesus

| 07/12/2017 - 00:00


menina-africana-com-pano-amarelo-na-cabeca

Zita* é uma menina de 15 anos que vive em Camarões, no estado majoritariamente muçulmano de Adamawa. Filha de pai muçulmano e mãe cristã. Foi a sexta filha do casal, e a única que sobreviveu – todos os outros filhos morreram. Assim, Zita era muito querida e estimada. Os parentes muçulmanos convenceram o pai de Zita de que seus filhos haviam morrido pelo fato de a mãe ser cristã. Cedendo à pressão, ele deu um ultimato à esposa: ou ela se convertia, ou ele entregava a filha deles para ser criada pelos familiares muçulmanos. A mãe se recusou, mas quando Zita tinha apenas oito meses, ela perdeu a luta: o bebê foi levado pela família muçulmana do marido. A mãe de Zita faleceu nesse mesmo mês, provavelmente de alguma doença relacionada ao estresse. 

Um ano depois, o pai de Zita também morreu de repente, e ela continuou morando com uma tia por parte de pai. Quando chegou aos cinco anos, um tio por parte de mãe ganhou sua custódia. Ele a amava muito, lhe ensinou a Bíblia e a levou à igreja. Mas quando completou 12 anos, o tio também veio a falecer e ela teve que voltar para a casa da tia muçulmana com quem tinha vivido até os 5 anos. A tia permitia que a menina orasse individualmente e que, uma vez ou outra, recebesse visitas dos professores da escola bíblica dominical. Mas ir à igreja estava fora de cogitação. Até que, para ficar em paz com sua tia, Zita desistiu de ir à igreja. 

No entanto, a semente do evangelho já havia sido semeada em seu coração. Através da ajuda e testemunho de uma colega cristã na escola, em setembro de 2015 ela entregou sua vida a Jesus. Mas por medo não contou nada à tia. Mesmo assim, sua tia notou o que havia acontecido, e bateu nela. Também a levou ao líder muçulmano local, que também a açoitou. “Eles rasgaram a minha Bíblia e me fizeram tomar algo para retornar à ‘sanidade’. Eles também ameaçaram me matar como fazem com um animal”. 

Idas e vindas

Um dia Zita fugiu e procurou abrigo numa outra igreja da cidade, mas seu mentor a aconselhou a voltar para casa. Quando ela voltou, a tia disse que se ela quisesse ser cristã, teria que ir embora. Então ela foi ficar com alguns amigos cristãos, mas eles não puderam acomodá-la por muito tempo. Foi aí que a irmã de seu mentor, Marthe, se ofereceu para cuidar dela, apesar de lutar com um sério problema de saúde. Marthe amava Zita e a ajudou a crescer espiritualmente e nos estudos, matriculando-a de novo na escola. 

Mas em janeiro de 2017, Marthe faleceu, e a família do pai de Zita queria que ela voltasse para eles. Eles ameaçaram a família de Marthe, até que Zita decidiu voltar, confiando em Deus. Um dia, eles a trancaram num quarto escuro das 5 da tarde até meia-noite. Certa vez, sua vó entrou em seu quarto com uma lanterna na mão; ela estava coberta de sangue de um animal que havia sacrificado. A atmosfera espiritual era pesada. Ela colocou dinheiro na mão de Zita e falou para ela fugir rapidamente. 

Zita foi para a casa de sua família espiritual, onde vive até hoje, com a mãe de Marthe, a quem considera sua avó. Mas eles continuam sendo ameaçados, por isso ela não sai à noite sozinha. Além disso, Zita luta com uma constante dor de estômago. A Portas Abertas está patrocinando as despesas médicas dela e da avó, mas até agora os médicos não descobriram qual o seu problema no estômago. Apesar de todos esses desafios ao longo de sua vida, Zita diz: “Tentação e perseguição virão, mas Deus me dará forças e eu nunca vou sair do seu caminho”. 

*Nome alterado por motivos de segurança. 

Pedidos de oração

  • Agradeça a Deus pela fé de Zita e ore para que ele continue a encorajando, bem como sua família espiritual.
  • Ore por proteção e provisão para eles e também por cura.
  • Interceda pelos perseguidores que estão no caminho de Zita e os que ela já conheceu. Que Deus os alcance com sua infinita graça. 

Leia também

Morre Kadidja, uma menina cristã ex-muçulmana

Seis irmãos sequestrados pelo Boko Haram escaparam com segurança

Boko Haram intensifica ações contra cristãos em Camarões


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE