Mulheres ensinam umas às outras no Vietnã

| 15/02/2004 - 00:00


Portas Abertas oferece um programa de treinamento de liderança de mulheres cristãs vietnamitas. A idéia é que um grande número delas sejam capacitadas ao ministério do Senhor e consigam oferecer ajuda entre si.

As 29 líderes que participam do treinamento de mulheres realizado por Portas Abertas tiveram a oportunidade de aplicar o novo aprendizado para outras mulheres. Elas já tiveram oito dos doze cursos do programa. O compromisso delas é concluir o treinamento e reproduzi-lo para outras 100 mulheres. O intuito é fortalecer as igrejas vietnamitas através das mulheres no papel que elas exercem como esposas, mães, tias, irmãs, líderes de igreja, professoras, trabalhadoras na roça etc. A estratégia é ampliar o número de mulheres que sejam líderes e, ao mesmo tempo, treinadoras, capazes de realizar o ministério a outras mulheres através de um programa de treinamento sistemático, participativo e criativo que aborde assuntos do cotidiano delas mesmas.

Para garantir sua reprodução e sustento, o programa de treinamento produz um manual e um livro de exercícios da participante que as treinadoras podem usar para si mesmas e para as aprendizes.

Em setembro de 2003 elas realizaram os primeiros dois cursos de treinamento em suas respectivas igrejas.


Estou no ministério faz quatro anos. Mas eu sempre pensei mal de mim como mulher. Eu sempre pensei que os homens podiam fazer muito mais pelo Senhor. Como mulher, eu achava que eu não podia fazer muito por Ele. Eu tinha uma opinião inferior sobre mim por ser mulher. Eu sempre quis ser homem. Eu nunca tinha ouvido e pensado que Deus tem também um caráter feminino; que o próprio Deus simpatiza com as mulheres porque Ele é como elas, e que as mulheres e os homens são a criação mais maravilhosa que Ele fez. Eu lembro quem Deus é. Ele cuida de mim e me ama. Agora eu louvo a Deus por ser mulher. Graças a Deus, agora eu tenho confiança e certamente ela vai crescer todos os dias com Deus porque Ele está ao meu lado.

O programa de treinamento foi acontecendo, na medida em que os relacionamentos foram aprofundados, como testemunhou esta irmã.

Eu sou esposa de um pastor. O nosso professor entregou-nos um grande pedaço de papel e pediu-nos para desenhar uma linha que descrevesse os diferentes estágios das nossas vidas, tanto dos momentos alegres como dos tristes, desde o tempo em que nascemos até o presente. Depois de vinte minutos, cada uma de nós se revezou para colocar-se em pé e falar.

Nunca tínhamos feito isso antes, mas foi maravilhoso e útil conseguir fazer aquilo. Enquanto minhas irmãs em Cristo estavam compartilhando, a maioria delas estava chorando. Dei-me conta de que as líderes têm trabalhado juntas há mais de dez anos, mas existem tantas coisas profundas nas vidas e nos corações de minhas irmãs que eu nunca nem sequer havia imaginado.

Muitas passaram por tantos momentos terríveis e difíceis na vida pelos quais eu jamais poderia pensar que elas tivessem passado. Eu somente podia ver o que era aparente, o que estava na superfície, e tive de me arrepender diante do Senhor. Damos graças a Deus por Sua graça e bondade para com as nossas vidas. Depois do compartilhamento, o Senhor nos aproximou mais uma das outras. Nós nos abraçamos e oramos em grupos.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE