Há dois anos os cristãos foram expulsos de Mossul

Portas Abertas • 10 jun 2016


10-iraq-reuters.jpg

Mossul é a terceira maior cidade do Iraque, depois de Bagdá e Baçorá, e segundo pesquisas arqueológicas, também é a antiga Nínive citada na Bíblia. Atualmente, a região se encontra sob o domínio do Estado Islâmico (EI), que a ocupou em junho de 2014, declarando solo islâmico. Na ocasião, os cristãos foram pressionados pelos radicais e tiveram somente três escolhas: ficar na cidade e se converter ao islã; pagar o imposto islâmico que é alto para a maioria das famílias ou deixar Mossul sem direito a nada, a não ser as roupas do corpo. Aqueles que não obedecessem seriam executados. As casas dos cristãos foram marcadas com a frase ""propriedade do Estado Islâmico"".

Dos 2 milhões de pessoas que viviam em Mossul, metade (predominantemente muçulmana) decidiu ficar para não perder seus bens. Em 2015, segundo informações do site de notícias Terra, aqueles que ficaram não podiam mais abandonar a cidade sem o comprometimento de voltar nos prazos obrigatórios, para não correr o risco de perderem suas casas ou veículos apreendidos. Além disso, tiveram que ver de perto os métodos do EI, como decapitações públicas, apedrejamentos e crucificações. A cidade vivia praticamente no isolamento.

Muitas famílias cristãs fugiram da cidade desde a invasão do Estado Islâmico. Boa parte foi para a região relativamente segura ""curda"" ou para um bairro cristão no país, levando apenas o que puderam transportar. Mesmo diante desse cenário, um cristão compartilha como Deus tem sido muito bom para com ele: ""Vivo hoje em um pequeno apartamento em Erbil e estou feliz com isso. Eu acho que nunca vou voltar para Mossul. Mas apesar de tudo, há boas oportunidades para minha esposa e eu em Erbil, estamos reconstruindo as nossas vidas aqui. ""

Estendendo a mão
Através de igrejas locais e parceiros de todo o mundo, a Portas Abertas continua a apoiar os cristãos deslocados internamente, que vivem em campos de refugiados ou prédios abandonados. Você quer ajudar? Conheça nossa campanha Mantenha a Igreja viva no Iraque e Síria e nos ajude a continuar levando esperança para quem compartilha da nossa fé, mas não da nossa liberdade em um contexto de guerra e perseguição religiosa. Envolva-se agora mesmo!

Leia também
Cristãos idosos são expulsos de Mossul
Piora situação para os cristãos em Mossul
Crianças refugiadas compartilham como é o seu dia a dia

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco