Governo cubano controla e limita atividades religiosas

Entre outras práticas restritivas, estão prisão de líderes religiosos e demolição de igrejas

Portas Abertas • 10 out 2018


Culto em igreja de Cuba: reprimidos, mas perseverantes

Culto em igreja de Cuba: reprimidos, mas perseverantes

Hoje é comemorada oficialmente a independência de Cuba. Em 10 de outubro de 1868, eclodiu no país a chamada Guerra dos Dez Anos, primeira guerra de independência cubana. Foi nessa data que o “Pai da Pátria”, Carlos Manuel de Céspedes libertou seus escravos e iniciou uma guerra de independência contra a Espanha. Céspedes foi o primeiro presidente da “república em armas“, cujos representantes redigiram uma constituição e receberam o reconhecimento de vários governos latino-americanos.

Em janeiro de 1959, o país passou pela revolução socialista, em que Fidel Castro foi aclamado como primeiro-ministro de Cuba e adotou medidas que contrariavam os interesses norte-americanos. Mas como é a situação da igreja nesse contexto? Em um relatório publicado em janeiro de 2018, a organização Christian Solidarity Worldwide disse que as violações de liberdade religiosa em Cuba permanecem altas, com os últimos números mostrando uma “tendência geral de crescimento estável”.

O relatório anual de 2017 da Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos diz que “o governo cubano ativamente limita, controla e monitora práticas religiosas através de um sistema restritivo de leis e políticas e vigilância”. O relatório também acusa Cuba de “prisões de curto prazo de líderes religiosos, demolição de igrejas e ameaças de confiscar igrejas”.

Apesar de Cuba não estar entre os 50 países da Lista Mundial da Perseguição 2018, que elenca os países onde é mais difícil viver como cristão, o governo ainda coloca informantes nos cultos e monitora os cidadãos para verificar qualquer evidência de dissidência do governo. No entanto, um líder cristão do país afirma que parece que o estado está diminuindo o controle sobre as igrejas.

Pedidos de oração

  • Ore pelos cristãos perseguidos de Cuba, para que permaneçam firmes e fiéis ao Senhor, testemunhando de seu amor e poder.
  • Interceda pelo governo, para que a vontade de Deus se cumpra em âmbito nacional.
  • Agradeça a Deus por ele conservar e edificar sua igreja no país e agradeça pelo ministério da Portas Abertas ali.


Leia também
Novo líder de cuba alega não ser um reformador
Ore pela igreja e pelos cristãos em Cuba
Lenta recuperação depois do furacão Irma

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco