Exércitos curdo e iraquiano entram em conflito

| 27/10/2017 - 00:00


27-iraque-exercitos-curdos-e-iraquianos-entram-em-conflito

Na última terça-feira, 24 de outubro, um combate teve início nas aldeias cristãs de Telskuf, Bakufa, Batnaya e arredores. O Peshmerga (exército curdo) dispersou um ataque da milícia aliada iraquiana Hashd Al Shabi. O conflito levou de 850 a 900 famílias cristãs a sair dessas aldeias na terça e quarta-feira. Dois adolescentes de 12 e 14 anos foram feridos no combate. Elas se dirigiram a Al Qosh, Dohuk e outros vilarejos da região, ao norte de Telskuf. Isso representa um enorme retrocesso para as famílias cristãs da planície de Nínive, no norte do Iraque. 

Desde a derrota do Estado Islâmico, em outubro de 2016, muitas famílias começaram a voltar para suas cidades e aldeias na planície de Nínive. Consequentemente, muitos trailers que eram usados para abrigar refugiados foram esvaziados. Mas agora eles estão sendo usados novamente para hospedar as pessoas que fugiram dessas aldeias. 

Um porta-voz da Portas Abertas diz que isso é uma grande decepção para toda a comunidade cristã. Durante a guerra, a Portas Abertas apoiava um campo de refugiados através de um parceiro local. “Nos últimos meses o acampamento havia sido esvaziado, restando apenas duas famílias lá. Agora todos os 40 trailers estão ocupados por famílias dessas três aldeias que foram atingidas”, descreve. 

O porta-voz diz ainda que o fato de duas crianças terem sido feridas está causando ainda mais dor a essas famílias. “O mais frustrante de tudo é que os curdos haviam dito que congelariam o resultado do referendo e iniciariam um diálogo para evitar que a situação terminasse em guerra”, explica ele. 

Pedidos de oração

  • Ore para que esse combate acabe imediatamente.
  • Interceda pelos dois meninos feridos. Não se sabe detalhes da situação deles.
  • Clame para que essas famílias possam voltar para casa em breve.
  • Peça para que a esperança deles seja restaurada e que a igreja mostre resiliência mais uma vez. 

Leia também

Exército curdo deixa Bashiqa na planície de Nínive

Refugiados começam a voltar para suas casas no Iraque

Foi ontem o referendo sobre a independência do Curdistão


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE