Entenda a situação dos cristãos na África

Portas Abertas • 24 mar 2017


24-africa-mulher-carregando

De acordo com um dos líderes humanitários da ONU, Stephen OBrien, mais de 20 milhões de pessoas que vivem no Sudão do Sul (5º país na atual Lista Mundial da Perseguição), Iêmen (9º), Somália (2º) e Nigéria (12º) estão ameaçadas de fome. “Estamos vivendo um momento muito crítico nessas nações”, disse ele, recentemente. “Já no início do ano estamos enfrentando a maior crise humanitária desde a criação das Nações Unidas”, declarou.

Ele explicou que sem esforços globais coordenados, as pessoas simplesmente morrerão de fome e muitos sofrerão contaminados por diversas doenças. Três desses países fazem parte da África Subsaariana (Sudão, Somália e Nigéria). No Sudão do Sul, 4,9 milhões de pessoas já estavam em estado de inanição por conta da guerra civil que estourou em 2013.

Na Somália, 2,9 milhões de pessoas estão em risco de fome causada pela seca e instabilidade econômica do país, principalmente com a insurgência do grupo extremista Al-Shabaab. Na Nigéria, 1,8 milhão de pessoas enfrentam fome, como nos estados nordestinos de Adamawa, Borno e Yobe, onde o domínio do Boko Haram vem crescendo desde 2009. Em todos estes países há instabilidade contínua, subdesenvolvimento e falta de acesso à ajuda humanitária, mas essa situação nem sempre atinge a todos os cristãos perseguidos que vivem por lá. Entenda melhor a real situação:

Sudão
Embora tenhamos profunda compaixão pelas circunstâncias desesperadoras que os sudaneses estão enfrentando, o foco da Portas Abertas está no cristão perseguido. Somente onde há conexões de perseguição é que há permissão para nos envolvermos. Na atual crise do Sudão do Sul, não há elemento de perseguição, mas podemos orar por eles. Nosso compromisso agora é apoiar a formação teológica e fornecer outros programas que já existem no país. Dessa forma, haverá cristãos preparados para pregar o evangelho e, possivelmente, ajudar na conversão de muitas vidas.

Somália
A atual situação dos somalis também não está totalmente relacionada com a perseguição. Até agora não temos qualquer pedido de ajuda humanitária dos cristãos que mantem contato com os nossos parceiros. Logo, a Portas Abertas continua a investir em importantes projetos que são desenvolvidos por lá. Conheça um deles: “Firmados no Evangelho” target=_blank>“Firmados no Evangelho” e envolva-se com a Igreja Perseguida na Somália.

Nigéria
Na Nigéria, realmente há necessidade humanitária entre os nossos irmãos. A situação em que o país se encontra, principalmente na região norte, está ligada à perseguição religiosa. Logo, entre os projetos desenvolvidos está incluso também a ajuda de socorro extensiva e consta no orçamento para 2017. Os cristãos mais afetados recebem ajuda especial. Você também pode estender a mão para eles. Conheça o projeto Famílias Confiantes nas Promessas de Deus target=_self>Famílias Confiantes nas Promessas de Deus e colabore com sua ajuda e orações.

JUNTOS PELA ÁFRICA 
Outra maneira de ajudar os nossos irmãos africanos perseguidos é participando do DIP 2017. Você já organizou o Domingo da Igreja Perseguida em sua igreja? Ainda dá tempo. No dia 11 de junho, estaremos reunidos pelos cristãos perseguidos da África Subsaariana. Mais de 5 mil igrejas já estão participando. http://domingodaigrejaperseguida.org.br/voce-ja-tem-cadastro alt=Faça sua inscrição agora mesmo target=_blank>Faça sua inscrição agora mesmo!

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco