Encontro de patriarcas pode ter conotação política

Portas Abertas • 20 mar 2016


20-russia-0040003852

No mês passado, o papa católico romano conhecido como Francisco e o patriarca ortodoxo russo Cirilo, se conheceram na capital cubana de Havana. Foi o primeiro encontro oficial entre um pontífice romano e um patriarca russo desde o ""Grande Cisma"" em 1054, um termo usado para identificar a divisão formal entre as igrejas cristãs do Oriente e do Ocidente. Ambos líderes estavam entusiasmados para o encontro que durou duas horas e ocorreu em uma sala do aeroporto de Havana, onde ambos desejaram o restabelecimento da unidade entre as igrejas que, de acordo com eles, ""é a vontade de Deus"", afirmaram em uma declaração conjunta.

""Realmente, o encontro foi histórico, mas eu tenho que concordar com uma análise afiada, escrita por Nina L. Khrushcheva, e que foi publicada no jornal turco Zaman, que afirma que o presidente russo Putin está por trás de tudo isso. Ela escreveu: ‘Para Putin, a reunião não poderia vir em melhor hora, com os altos preços do petróleo, o declínio dramático no valor da moeda local, várias sanções em curso, além das imagens cada vez mais sangrentas vindas da Síria’. Como disse Nina, ele está desesperado por notícias positivas e a imagem de dois vigários, como aliados espirituais e políticos é muito bem vinda"", comenta um dos analistas de perseguição.

A Rússia não está entre os 50 países que fazem parte da Classificação da Perseguição Religiosa, mas em 2016 ficou na posição 57, o que significa que ele apresenta fatores que o enquadram no contexto da perseguição aos cristãos, tendo como principais fatores a paranoia ditatorial e o extremismo islâmico. Sob a presidência de Wladimir Putin, as restrições ao cristianismo e à igreja cristã são cada vez mais introduzidas na legislação.?Um relatório do Departamento de Estado dos EUA, no ano de 2014, criticou severamente a Rússia por seu tratamento para com os grupos religiosos minoritários, predominantemente cristãos. Ore por essa nação.

Leia também
Cenário de perseguição aos cristãos russos pode piorar
Cristãos da Rússia entram em conflito
Rússia quer voltar a ser uma potência mundial

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco