Egípcios vão às ruas protestar contra a violência

Portas Abertas • 13 mai 2016


12-egito-0060100072

De acordo com informações da BBC News, recentemente, centenas de egípcios foram às ruas do Cairo protestar contra a suposta morte de um vendedor de chá, pela polícia egípcia, que teve um desentendimento com ele sobre o valor dos produtos. O povo também protesta e faz um clamor público contra o governo que, nos últimos dias, fez um acordo com a Arábia Saudita. O presidente Abdel Fattah al-Sisi e o rei Salman deram um ""passo histórico"" e juntos decidiram construir uma ponte sobre o Mar Vermelho, ligando os dois países e conectando também os continentes África e Ásia. Ambos estão visando a transformação quantitativa comercial.

A agência de notícias Reuters também relatou que o Egito vai entregar ao rei saudita mais de duas ilhas. O acordo foi repreendido amplamente pelos egípcios que agora solicitam a demissão do presidente. Informações da US News também apontaram que os EUA estão cogitando a ideia de fornecer ao Egito um socorro militar, além de ajuda financeira para reforçar a luta do país contra o Estado Islâmico. ""O que vemos é um cenário totalmente conturbado. O povo protesta contra o governo ao mesmo tempo em que os policiais estão abusando de sua autoridade nas ruas, violando os direitos dos cidadãos. E os cristãos? Como ficam nessa situação? A brutalidade dos policiais é ainda mais intensa quando se trata do cristianismo"", comenta um dos analistas de perseguição.

A percepção pública está bem sensível quanto aos últimos acontecimentos e a popularidade do presidente está em declínio. ""A longo prazo, os erros dos líderes podem criar uma abertura para os extremistas e os grupos religiosos militantes. Seja lá o que for que aconteça, para os cristãos egípcios é sempre um pouco pior, já que eles são vistos como traidores. O Egito (atualmente o 22º país da Classificação da Perseguição Religiosa) é o coração do mundo árabe e islâmico, e agora também é o coração da igreja no Oriente Médio e tem a responsabilidade de apresentar Jesus ao mundo árabe. No entanto, os cristãos estão vivendo sob constante pressão enfrentando grandes desafios para integrar ex-muçulmanos. Em suas orações, interceda por eles.

Leia também
Policiais egípcios estão cada vez mais violentos
Cristão reflete sobre a situação do Egito
População cristã do Egito corre riscos cada vez maiores

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco