Dois universitários cristãos são presos na Nigéria

Paradeiro de cristã perseguida ex-muçulmana e de colega que falou de Jesus para ela é desconhecido

| 18/01/2018 - 00:00

O "crime" de aceitar Jesus como único Senhor e Salvador (Foto ilustrativa)

O "crime" de aceitar Jesus como único Senhor e Salvador (Foto ilustrativa)


Nabila Umar Sanda é uma estudante da Universidade de Bingham, em Karu, no estado de Nasarawa, na região central da Nigéria. Essa universidade pertence a uma das maiores igrejas do país. Como a jovem muçulmana de 19 anos demonstrou interesse no cristianismo, um colega a apresentou a um líder da igreja, Jeremiah Datim. Quando ela decidiu aceitar Jesus, Datim comunicou a decisão à organização islâmica local, chamada Jama’atu Nasril lslam (JNI).

Entre a Associação Cristã da Nigéria (CAN) e a JNI existe uma espécie de protocolo segundo o qual o líder da religião para a qual houve a conversão contata a liderança da outra religião (de onde a conversão partiu). Foi o que Datim fez, ao se reunir com um líder da JNI. Esse líder contatou os pais de Nabila e, no mesmo dia, 8 de janeiro, detetives do Departamento de Segurança do Estado (DSS) “invadiram minha casa, agrediram minha esposa, filha, e bebê de oito meses e levaram Nabila embora”, conta Datim.

Simput Dafup (o amigo que apresentou Nabila a Datim) também foi preso no mesmo dia e ambos continuam detidos em local não informado. O pai de Nabila disse que tem “contatos” em todo o país para lidar com todas as pessoas envolvidas na conversão de sua filha ao cristianismo e que vai fazer tudo para que “apodreçam na prisão”. O pai de Nabila também reportou ao DSS que sequestraram e fizeram lavagem cerebral na filha dele. Datim alega que Nabila afirmou que estava disposta a se tornar cristã independentemente dos obstáculos que pudesse enfrentar. Desde então as famílias de Datim e Dafup têm sido importunadas pelo DSS.

Em entrevista à imprensa, a mãe de Dafup disse que homens armados, em cinco veículos Hilux, invadiram a casa do filho dela, bloquearam a área e agrediram até mesmo pessoas que não tinham nada a ver com a situação. Outras pessoas que estavam na casa de Dafup foram levadas para o DSS, mas disseram que não o viram lá. “Ninguém me contatou para falar do paradeiro dele. Como mãe e viúva, me preocupo pela segurança do meu filho”, disse a mãe, que pede ajuda para localizar Dafup.

Pedidos de oração:

  • Interceda pela vida de Nabila e Dafup, para que estejam em segurança e permaneçam firmes em Deus.
  • Clame pelos cristãos perseguidos na Nigéria que passam por muitas desse tipo.
  • Clame por sabedoria e força para a Igreja Perseguida no país como um todo, e especialmente pelos líderes, para que sejam guiados por Deus.

Leia também: 
“Este ato de amor fortaleceu a fé da minha família”
Associação cristã pede posicionamento do governo
Nove cristãos são mortos em emboscada


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE