Dia da Esposa do Pastor

Esposas de pastor testemunham sobre o desafio e a alegria de desempenhar seu papel

| 03/03/2015 - 00:00

Silvia esteve ao lado do marido, pastor Leopoldo, em todos os episódios de perseguição no México

Silvia esteve ao lado do marido, pastor Leopoldo, em todos os episódios de perseguição no México


O Dia da Esposa de Pastor é comemorado no primeiro domingo de março. Embora o pastor e sua esposa sejam conhecidos por muitos, são raras as pessoas que realmente sabem quais são as suas necessidades físicas, emocionais e espirituais. Devido a essa e outras razões, é comum que a esposa do pastor sinta-se muito solitária, mesmo cercada de tantas pessoas.

Liderar eventos da igreja, planejar todos os serviços de culto, organizar chás de bebê, funerais, casamentos, liderar pequenos grupos, zelar pelo ministério infantil, hospedar outros pastores e missionários (com suas famílias), entre outras coisas, são tarefas comumente desempenhadas pela esposa do pastor. Mas a tarefa principal continua a ser sua própria família e fazer com que Jesus brilhe por meio de sua vida, em tudo o que faz. Afinal a sua casa é o melhor lugar para conhecer e apresentar Jesus Cristo.

O testemunho de esposas de pastor

“O ministério do nosso esposo é público e visível. Eles estão na frente do povo, pregando ou ensinando. Enquanto isso acontece, muitas vezes estamos no berçário ou nos bancos, tentando manter nossos filhos quietos. Estando os esposos em reunião ou visitando e aconselhando outros membros, por vezes nos encontramos em casa com nossos filhos doentes. Para nós servir aos irmãos é um privilégio e procuramos ensinar isso aos nossos filhos”, relata a esposa de um pastor aqui do Brasil.

A esposa de um pastor da Colômbia, país presente na lista na Lista Mundial da Perseguição, relata: “Sabemos que a nossa luta não é contra carne e sangue, mas sim contra o próprio Satanás. Estamos na linha de frente dessa batalha. Isso significa que necessitamos estar em guarda, vestir toda a armadura de Deus e lutar. Isso também significa que o inimigo se voltará contra nós com a tentação, depressão, desânimo, e toda uma série de coisas, a fim de nos derrotar. Existe, também, uma pressão para que tenhamos as respostas teológicas que as pessoas estão procurando em nós. É importante conhecermos as Escrituras e o poder de Deus. Precisamos estudar a Palavra de Deus, mas esperamos que os cristãos que lideramos não pensem que somos gigantes teológicos só porque estamos casadas com um pastor”.

A alegria de ser esposa de pastor

Ambas as esposas que prestaram o seu depoimento também reconhecem que esse papel traz muitas alegrias. “Antes de qualquer coisa, estamos casadas com um pastor! Sim, eu sei que pode parecer óbvio, mas isso pode trazer alegria profunda. Estamos casadas com alguém que é duplamente responsável por cuidar das nossas almas, e nós temos a alegria e a bênção de ministrar a um dos servos escolhidos de Deus de uma forma única e especial. Nós providenciamos um lugar de refúgio e descanso para estes homens de Deus. Temos que incentivá-los em seu trabalho, colher dos seus conhecimentos e amamos experimentar do seu cuidado em primeira mão”, compartilha uma delas.

Lydia* é esposa de um pastor nas Filipinas. Ela encoraja as esposas de pastor em todo o mundo, principalmente as que enfrentam o mesmo contexto de perseguição, dizendo: “É difícil ser cristã e esposa de pastor, pois enfrentamos vários desafios. Mas é muito importante que obedeçamos a voz de Deus em tudo e o deixemos decidir por nós. Em tudo o que você faz, seja para seu marido ou seus filhos, dependa do Senhor em tudo. Quando tiver conflitos na família, saiba que Deus está com vocês. E é muito importante que você e seu marido sejam uma equipe”.

Pedidos de oração

  • Ore pelas esposas de pastor no Brasil, para que sejam fortalecidas e felizes em desempenhar um papel tão relevante.
  • Interceda pelas esposas de pastor em países onde há perseguição, para que sejam fortes e auxiliem o marido na edificação da família e do ministério.
  • Peça a Deus que, com sabedoria, cada esposa de pastor faça de seu lar um lugar de refúgio, conforto, paz, encorajamento e bom conselho para sua família e para a família da fé.

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE