Dia da Esposa do Pastor

Os desafios de mulheres que são esposas de líderes cristãos perseguidos

Portas Abertas • 03 mar 2024


O pastor Dinesh conta com o apoio de sua esposa Jayanthi para cuidar da família e da igreja no Sri Lanka

O pastor Dinesh conta com o apoio de sua esposa Jayanthi para cuidar da família e da igreja no Sri Lanka

Em todo primeiro domingo de março, comemora-se o Dia da Esposa do Pastor. Muitas dessas mulheres cuidam de suas casas, carreiras profissionais e lideram os ministérios na igreja. 

Quais os desafios da esposa do pastor?

As esposas de pastor enfrentam vários desafios como a renúncia da presença de seus maridos, para que eles se preparem, pastoreiem e evangelizem outras pessoas. No Vietnã, isso também acontece, mas nem sempre a dedicação das esposas de pastores é reconhecida. “Os pastores apresentavam seus nomes, seu papel, seu ministério e sua igreja, mas alguns esqueciam-se de apresentar suas esposas ou dizer seus nomes. Eu também cometi esse erro. Esqueci de ser grato por todos os sacrifícios de minha esposa para me apoiar no ministério”, revela o pastor Luca (pseudônimo).

O líder cristão vivia ocupado com diversos afazeres como viagens evangelísticas e cuidado dos cristãos perseguidos. Ele não tinha um momento para sentar e passar um tempo de qualidade com a família.

Na Conferência Família do Pastor Saudável da Portas Abertas, o pastor Luca entendeu como era importante estar com sua esposa. Também foi estimulado a escrever uma carta de amor, reconhecendo o quanto ela é essencial para sua vida e ministério. “A conferência foi muito boa para mim. Eu escrevi a carta. E eu li para minha esposa. Foi um pouco longa. Recebi uma resposta muito boa. Estávamos chorando no último dia. Fiquei muito encorajado e meu coração foi tocado”, testemunha o líder de igreja.

Como é a perseguição à esposa do pastor?

Em países onde há perseguição, os pastores são os primeiros alvos de pressão, ataque, prisão e até morte. Suas esposas também correm mais riscos de serem assediadas, agredidas e assassinadas.

Florence perdeu o marido e pastor Cristerio Valencia, no México. O líder cristão indígena tinha o objetivo de levar o amor de Deus até a cidade de Santa Cruz Loxicha, no estado de Oaxaca. Quando se mudou para lá, juntamente com a esposa e os filhos, foi avisado que seriam alvos dos guerrilheiros do Exército Popular Revolucionário (EPR).

O pastor Leopoldo e a esposa Silvia também vivenciaram a perseguição em Oaxaca e permaneceram firmes em Cristo

Os líderes cristãos e missionários eram perseguidos porque pregavam contra a criminalidade, a violência e o recrutamento forçado de jovens. Mas o pastor Cristerio e Florence não se intimidaram diante dos riscos. O casal evangelizava abertamente e se encontravam nas casas dos cristãos.

Um dia, souberam da morte de um membro da igreja e quando foram ao velório, o pastor Cristerio foi agredido, mas ele e a família conseguiram fugir. Quase um ano depois, o líder cristão voltou para visitar Santa Cruz. Quando estava retornando para casa com outras duas famílias, dez homens armados pararam os carros e atiraram na cabeça do pastor.

Ao invés de se afastar da igreja e da região, Florence continuou o ministério do marido e agora lidera duas igrejas. “Eu não sabia por onde começar, mas o Senhor me deu sabedoria. Sete meses depois da morte do meu marido, meu bebê nasceu. No primeiro ano, fiquei deprimida e magoada. Estava prestes a desistir; não tinha forças. Mas lentamente, Deus me levantou”, conclui.

O que acontece com a esposa quando o pastor é assassinado?

Algumas esposas de pastor, como Florence, continuam o ministério de seus maridos. Outras, como Eneida, levam mais tempo para se recuperar física e emocionalmente. Mas todas ficam com a responsabilidade de sustentar os filhos e criá-los para serem a nova geração de cristãos.

O pastor José Francisco Vallejo foi assassinado na Colômbia, em agosto de 2023. Ele e a esposa Eneida voltavam de um culto, quando foram abordados por um homem, que desejava saber se o cristão era pastor.

Houve uma luta entre os dois homens, mas o líder cristão foi morto quando estava no chão, e sua esposa também foi baleada por tentar ajudá-lo. A viúva teve ferimentos graves, passou por três cirurgias e se esforça para superar os traumas físicos e emocionais.

De acordo com as autoridades, o plano do casal de construir um centro de atendimento para jovens dependentes de drogas pode ter sido um dos motivos para o assassinato do pastor José Francisco.  

A Portas Abertas louva a Deus pela vida de cada uma das mulheres de pastor que edificam suas casas, trabalho e igreja. Convidamos todos os cristãos brasileiros a interceder por elas, seus maridos e filhos.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco