Cristãos somalis vivem sua fé secretamente

Portas Abertas • 22 set 2016


 22-maos-mulher-somalia

A situação para a igreja na Somália, 7º país na atual Classificação da Perseguição Religiosa, é delicada. O governo continua a ser atormentado pelos ataques do grupo extremista islâmico Al-Shabaab. Atualmente, há certa estabilidade da situação, graças à intervenção da União Africana e também aos esforços por parte dos governos da Etiópia e Quênia que estão colaborando com o país, onde praticamente 100% da população professa a fé islâmica.

Na Somália, não há espaço para o cristianismo. Aqueles que ousam declarar publicamente sua nova fé sofrem as consequências de maneira trágica. Existe um fato que aconteceu em fevereiro de 2013 que serve como exemplo. Um cristão somali que não pode ser identificado por motivos de segurança, se atreveu a declarar sua fé em Cristo. Infelizmente, o preço foi alto demais e ele pagou com sua própria vida, morto a tiros em Garissa, no Quênia, fazendo agora parte da lista dos mártires somalis.

O governo perdeu o controle sobre a violência e, ultimamente, tem ocorrido vários ataques envolvendo carros-bomba, principalmente durante o período de processo eleitoral. O Al-Shabaab tem lutado para combater a liderança somali e, os cristãos, ficam no meio do fogo cruzado, por fazer parte da minoria que normalmente é mais vulnerável. Se eles forem encontrados em reuniões, lendo a Bíblia ou até mesmo pesquisando sobre Jesus Cristo na internet, são imediatamente acusados de trair o governo. Dessa forma, todo discipulado deve ser feito em segredo. Ore pela igreja na Somália.

Leia também
Cristãos somalis enfrentam mais violência
Evangelizar os muçulmanos é uma missão perigosa

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco