Cristãos são impedidos de construir igreja no México

Os seguidores de Jesus também foram expulsos de Yitzal Tres Lagunas, região sul do país

Portas Abertas • 1 ago 2020


Mesmo com intervenção do governo, cristãos mexicanos são expulsos de cidade no sul do país

Mesmo com intervenção do governo, cristãos mexicanos são expulsos de cidade no sul do país

Há dois anos, Assunção, a esposa, a filha e mais outras quatro famílias cristãs precisaram deixar Yitzal Tres Lagunas, no Sul do México. A comunidade expulsou os seguidores de Jesus porque eles não concordavam em apoiar financeiramente as festas religiosas locais. A intolerância religiosa na cidade é algo histórico, que o homem de 31 anos experimentou desde criança, quando os pais dele decidiram mudar de fé. “Fomos rejeitados e as pessoas nos olhavam com nojo como se fôssemos párias. Durante anos, tivemos que viver com isso", testemunha.

Apesar da oposição da comunidade, o evangelho foi se espalhando e alcançando mais pessoas. Assim também aumentava a hostilidade contra os novos cristãos. “Acho que eles estavam com medo do que estava acontecendo. Mais e mais pessoas estavam se convertendo à nossa fé e não gostaram disso", explica. Com o passar do tempo,  os cristãos sentiram necessidade de construir uma igreja, mas o novo prédio não chegou a ser erguido porque os vizinhos destruíram o pouco que estava feito.

A intolerância religiosa da comunidade ficou conhecida pelos governantes do estado de Chiapas. Então, houve uma intervenção das autoridades para estabelecer diálogos entre os cristãos e os líderes comunitários. Foi acordado que os seguidores de Jesus deveriam apoiar um dos cinco festivais promovidos pela igreja católica local. “Toda vez que havia uma reunião para toda a comunidade, o líder católico lia em voz alta uma lista de todas as pessoas que não haviam contribuído para todas as festividades”, denuncia.

A situação ascendeu um ressentimento contra os cristãos protestantes e a consequência foram as ameaças de expulsão da cidade. Para que isso não ocorresse, eles deveriam contribuir regularmente com os eventos da igreja católica e cumprir as tradições religiosas seguidas pela maioria da população. Mas o pai e o tio de Assunção se posicionaram contra  a decisão de dar dinheiro para os festivais e, por isso, foram presos. (Essa história continua).

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco