Cristãos pensam em sair de Qamishli, na Síria

Após explosões de bombas na cidade no início do mês, cristãos se reúnem e pensam na possibilidade de deixarem suas casas

Portas Abertas • 17 out 2019


Casa de cristão é danificada em Qamishli durante ataque. Há buracos e rachaduras na parede, além de muitos danos

Casa de cristão é danificada em Qamishli durante ataque. Há buracos e rachaduras na parede, além de muitos danos

Após uma série de bombardeios em cidades no norte da Síria, o pastor George Moushi, de quem já falamos, saiu para ver como a cidade estava. “A padaria foi atingida, sendo nossa principal fonte de pão. Além disso, as pessoas estão realmente preocupadas quanto a prisões onde membros do Estado Islâmico são mantidos – uma em Hasakah e uma em Qamishli. O medo é que elas sejam atingidas e os prisioneiros escapem”, explica.

Segundo o pastor, em Qamilish há um escritório das forças de proteção siríacas, chamada de “Sootoro”. “O Sootoro pegou alguém em nossa área que suspeita ser parte do autoproclamado Estado Islâmico. Eles estão investigando. As pessoas estão com medo dos ataques terroristas que essas pessoas podem planejar, especialmente contra cristãos”, disse.

No norte da Síria, há uma nova onda de cidadãos fugindo da região. Pastor Moushi afirma: “Os cristãos estão partindo em grande número de Qamishli e de Al Malikiya. Estão indo para Hasakah, mesmo sabendo que lá também não é seguro agora. Mas essa ainda é uma opção melhor do que Qamishli. Quem tem condições de ir além de Hakasah, vai para Homs. Por dia, há mais de 10 ônibus que levam pessoas de todas as religiões e denominações para outras cidades, como Homs e Damasco. Nós, como igreja, tivemos um encontro no sábado (12) para saber se ficaríamos ou sairíamos. Cerca de oito famílias decidiram partir para Homs. É um grupo de aproximadamente 40 pessoas. Como igreja, decidimos apoiar os que ficarem de todas as formas possíveis.

Essas 40 pessoas decidiram sair de suas casas e abandonar o sonho de viver e crescer na cidade onde nasceram. O ônibus deveria levá-los no domingo de manhã, mas as coisas não saíram como o planejado. A viagem foi cancelada porque o ônibus quebrou e não pôde ser consertado”, explica. De acordo com o pastor, depois disso, algumas famílias mudaram de ideia, já que no sábado à noite estava tudo calmo na cidade. “Que Deus nos guie para fazer a coisa certa nessa difícil situação. Que ele nos proteja do mal”, pede o pastor.

Ajuda emergencial para Síria
Um membro da equipe da Portas Abertas no país nos contou: “O que podemos confirmar até agora é que existe um grande deslocamento interno na região nordeste”. Isso significa que pode haver ainda mais pessoas forçadas a deixar suas casas. Vale salientar que esse movimento está acontecendo em um local que já estava devastado pela guerra civil e pelo Estado Islâmico. Sua contribuição ajuda os cristãos da Síria a se levantarem. Ajude o corpo de Cristo!

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco