Cristãos deixam a fé por promessa de vida “melhor” na Etiópia

Família perdeu apoio de parentes e passou a ser perseguida por causa da nova crença

Portas Abertas • 4 set 2020


Iris e Muluken abandonam a fé cristã por desespero de ver a realidade miserável dos filhos, na Etiópia

Iris e Muluken abandonam a fé cristã por desespero de ver a realidade miserável dos filhos, na Etiópia

Na zona rural da Etiópia, vive Iris, com o marido Muluken e os filhos de cinco e três anos, Senna e Habtamu. O pai da cristã foi o primeiro seguidor de Jesus na família, depois que foi curado durante uma visita a uma igreja protestante. Mas ela e os demais familiares se recusaram a deixar a antiga fé. Porém, um dia ela foi convidada novamente a participar de um culto e as coisas mudaram: “Eles leram a Bíblia para mim. Isso me mudou”.

Iris levou Muluken com ela até a igreja e, no mesmo dia, o marido também decidiu seguir a Jesus. “Eu entendi quem é o Senhor e o recebi. Deus é a solução para o ser humano, eu percebi isso”, testemunha o homem. Quando a comunidade e família souberam das conversões, o casal passou a ser hostilizado e perdeu todo o apoio que tinha para a criação dos filhos.

“Depois que vim ao Senhor, fiquei muito humilhado. Não apenas outras pessoas zombavam de mim, mas também meus parentes me odiavam. Embora houvesse trabalhos a fazer, eu simplesmente fiquei desempregado porque ninguém aceitava trabalhar comigo”, conta Muluken.

Nesse momento, Iris também tentou trabalhar fora de casa, mas o que ela ganhava não dava para pagar as despesas básicas como alimentação e moradia. “Enfrentamos tantos problemas. Não podíamos nem mesmo mandar nossos filhos para a escola. Recebia 150 birr (US$ 4) trabalhando como diarista. O valor não era suficiente para despesas diárias e aluguel", testemunha a cristã.

Segundo Iris, havia noites em que os filhos não tinham o que comer e estava cada vez mais difícil comprar água, sabão e pão. “Houve momentos em que implorei nas lojas para que me dessem comida e utensílios domésticos”, relembra com lágrimas nos olhos. Então, ela se viu derrotada pelos problemas que só pareciam aumentar.

Nesse momento, Muluken pegou dinheiro emprestado de alguns amigos muçulmanos, depois recebeu uma oferta para se converter ao islã. Eles prometeram enviar Iris e os filhos para o exterior e ainda comprar um terreno para o cristão. (Essa história continua).

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco