Cristão ex-muçulmano é sequestrado por extremistas na Síria

Os jihadistas queriam que a esposa dele fosse enterrada de qualquer maneira, já que tinha se tornado cristã

Portas Abertas • 1 set 2020


Cristão ex-muçulmano foi sequestrado por extremistas islâmicos pela segunda vez na Síria (foto representativa)

Cristão ex-muçulmano foi sequestrado por extremistas islâmicos pela segunda vez na Síria (foto representativa)

Em 30 de julho, o cristão ex-muçulmano Radwan Mohammad bin Muhammad, 40, foi sequestrado pelos extremistas da Legião Sham, na Síria. Segundo as informações da organização de direitos humanos, Afrin, o grupo aliado dos militares turcos invadiu a casa do seguidor de Jesus e o levou para a aldeia de Jaqmaq Kabir, no distrito de Rajo, região noroeste do país.

Tudo isso aconteceu no instante em que a esposa de Muhammad morreu. Os rebeldes impediram que ela fosse velada e enterrada conforme os costumes culturais, já que também havia se tornado cristã antes de falecer. De acordo com algumas fontes, o cristão ex-muçulmano não aceitou a decisão e protestou. Como consequência, foi levado sob custódia para um centro de detenção, acusado de apostasia.

Segundo um porta-voz da ONG, os militares costumam executar pessoas acusadas pelo mesmo “crime” de  Muhammad. Mas há esperança de que ele possa ser solto em breve. “Radwan é nosso irmão e condenamos esse ato. Mantenho contato com as pessoas da aldeia para ficar atualizado sobre a situação. Felizmente, há rumores de que eles podem libertá-lo, oramos para que isso seja verdade”, testemunha um pastor local.

De acordo com o líder cristão, não foi a primeira vez que Muhammad foi capturado. “Cerca de um ano atrás ele foi sequestrado, espancado e preso. Mas depois de algum tempo, eles o deixaram ir. É muito comum em Afrin que extremistas sequestrem alguém, peçam resgate de milhares de dólares. Se não pagam, matam a pessoa, mas também muitos morrem sob tortura”, explica.

Desde março de 2018, a região de Afrin foi ocupada pelas forças armadas turcas, por meio da operação Olive Branch. O fato provocou a fuga de centenas de sírios, a maioria deles cristãos. A Síria é o país em 11º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2020. Um dos principais responsáveis pela hostilidade contra os seguidores de Jesus no território é o extremismo islâmico.

Pedidos de oração

  • Interceda por Radwan bin Muhammad, para que ele seja protegido e sustentado por Deus, e libertado em breve.
  • Ore pelos cristãos que precisaram fugir das forças armadas turcas, para que sejam supridos em todas as necessidades.
  • Clame para que os integrantes da Legião Sham sejam impactados pelos testemunhos dos seguidores de Jesus e também se entreguem a ele.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco