Cristão com Doença de Parkinson é convocado a prisão no Irã

O casal cristão recebeu uma intimação e em breve deve cumprir a pena

Portas Abertas • 18 mar 2021


Homayoun Zhaveh e Sara Ahmadi foram acusados de participar de igrejas domésticas e cumprirão pena no Irã (foto: Article18)

Homayoun Zhaveh e Sara Ahmadi foram acusados de participar de igrejas domésticas e cumprirão pena no Irã (foto: Article18)

Homayoun Zhaveh e a esposa Sara Ahmadi são um casal de cristãos no Irã que aguardam a convocação das autoridades para se apresentarem à prisão. O casal é acusado de participar e liderar cultos em igrejas domésticas. Para Zhaveh, a sentença foi de dois anos, enquanto para Sara, foi de oito anos. O cristão, de 62 anos, tem Doença de Parkinson em estado avançado.

O casal foi preso em junho de 2019 enquanto estava de férias com outras famílias cristãs na cidade de Amol, no Norte do Irã. Enquanto todos os membros do grupo foram interrogados, apenas Zhaveh e Sara foram detidos, primeiro em Amol e depois na prisão de Evin, em Teerã. Homayoun foi libertado após um mês, mas Sara permaneceu na prisão por mais de dois meses, metade dos quais ela passou em confinamento solitário. Ela também foi exposta a severas torturas psicológicas.

O caso foi ouvido por um juiz em novembro de 2020 e, após a sentença, uma audiência de apelação foi realizada em dezembro. Após recurso, a pena de Sara foi reduzida de 11 para oito anos de prisão, mas os outros aspectos de sua sentença foram mantidos: após a libertação, o casal deve cumprir seis meses de serviço comunitário e eles não estão autorizados a deixar o país ou se tornar membros de um grupo social ou político por dois anos.

"Entregar uma sentença de prisão a um homem da idade de Zhaveh, sofrendo com Parkinson avançado – e apenas por causa de sua adesão a uma igreja doméstica – seria chocante se não fosse o histórico comprovado do Irã de perseguir os cristãos, independentemente da idade, saúde ou quaisquer outras considerações razoáveis", disse o diretor de advocacy do Article18, Mansour Borji. 

O tratamento do Irã à minoria cristã, em particular aqueles que se converteram do islã, tem sido criticado pela ONU nos últimos meses. Em novembro, especialistas da ONU escreveram uma carta às autoridades iranianas expressando preocupação com a situação, listando os nomes daqueles que foram presos e pedindo ao governo que proteja seus direitos.

Participe do DIP 2021

No Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2021, falaremos sobre os cristãos presos no Irã, Coreia do Norte e Eritreia. Esteja conosco nessa jornada de oração pelos nossos irmãos que estão encarcerados. Envolva sua igreja nesse movimento de oração e tenha acesso aos materiais exclusivos e detalhes para realização do evento.

Pedidos de oração

  • Apresente em oração a vida de Homayoun Zhaveh e Sara Ahmadi, para que Cristo esteja com eles e eles se mantenham firmes na fé.
  • Peça para que o Senhor traga cura para a doença de Zhaveh, de maneira a restaurar a saúde do cristão.
  • Ore pelas autoridades do Irã, para que sejam confrontadas pelo amor de Cristo e tenham as vidas transformadas por ele.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco