Cristã visita Mossul e encontra igrejas destruídas

Ore para que a esperança retorne a Mossul, e também pelas eleições do Parlamento, que acontecem hoje

| 12/05/2018 - 00:00

Cristã iraquiana (Imagem ilustrativa)

Cristã iraquiana (Imagem ilustrativa)


Mossul é uma cidade no norte do Iraque e sua localização corresponde à antiga Nínive citada na Bíblia. Nadia Butti é uma cristã de Mossul que retornou à cidade pela primeira vez desde que a mesma foi libertada do Estado Islâmico (EI) em julho de 2017. Ela encontrou igrejas demolidas, reportou o site de uma ONG cristã. Ela contou que ainda havia muitos apoiadores do EI em Mossul, os quais ela temia ainda ter ligações com o grupo. A cristã descreveu a situação na cidade como “extremamente perigosa”.

“Para mim, a cidade ainda não está segura depois da liberação do EI. Eu falei com um policial e ele disse que perdeu um colega esta semana, que levou um tiro à noite”, relata Nadia. Ela encontrou as paredes de uma igreja coberta de grafite que dizia: “O EI vai sempre permanecer no Iraque”. O lugar havia sido saqueado e destruído. Em outra igreja, também havia pichação dizendo: “Longa vida ao califado”. Nas ruínas desta igreja agora estão acomodadas quatro famílias deslocadas internamente.

Ao visitar a sua própria igreja, Nadia disse: “Eu não sei se um dia será totalmente restaurada, porque a reconstrução custaria muito dinheiro e energia. E para quem iremos reconstruir? Todos os cristãos deixaram Mossul”, lamenta a cristã.

Mossul ficou em poder do EI por três anos. Quando os militantes tomaram a cidade, ameaçaram os cristãos a “sair ou ser executados”. Em março, forças de segurança encontraram em Mossul uma vala comum com os corpos de 40 cristãos. De acordo com a igreja, a vala continha os restos mortais de “cristãos que haviam sido sequestrados da região, entre eles mulheres e crianças. Eles carregavam pequenas cruzes”.

Ore pelas eleições no Iraque hoje

Neste sábado, acontecem as eleições do Parlamento iraquiano. Interceda para que o resultado final seja bom para o futuro do país, especialmente para as minorias. O Parlamento do Iraque é composto por 328 assentos, dos quais cinco são destinados a cristãos. Ore para que as pessoas certas sejam eleitas, especialmente para os cinco assentos cristãos.

Leia também
Vala comum encontrada no Iraque confirma crueldade do Estado Islâmico
Graças ao seu apoio, casas são reconstruídas no Iraque
Não seja tímido em relação a sua fé


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE