Como vivem os cristãos na República Centro-Africana

Portas Abertas • 24 set 2017


 24-rca-como-vivem-os-cristaos-na-rca

A República Centro-Africana, localizada no centro da África, está entre os dez países mais pobres do mundo. É um país 50% cristão. Na última década, no entanto, o islamismo aumentou de 5% para 13% da população. A rebelião do grupo extremista Seleka causou violência excessiva contra a população cristã do país de 2012 a 2014. Embora o grupo radical islâmico Seleka tenha sido expulso de muitas partes do país, vários desafios permanecem. O país ocupa a 34a posição na atual Lista Mundial da Perseguição.

 

Para um país de maioria cristã, o grau de pressão sobre os cristãos é surpreendente. Em 2015, muitos cristãos foram mortos em diferentes partes do país. Houve também incidentes de ataques a igrejas, centros missionários e outras instituições cristãs. No cenário comunitário, por exemplo, quando um membro do Seleka entra em uma casa e encontra alguém lendo uma Bíblia, mata-o imediatamente. Há relatos de abusos sexuais e sequestros de meninas e mulheres cristãs. No cenário nacional, cristãos foram demitidos de cargos do governo e substituídos por muçulmanos.

 

No nordeste, povoado por uma maioria muçulmana, os cristãos foram forçados a fugir de suas aldeias e tiveram o acesso às áreas agrícolas negado. Numerosos grupos de cristãos vivem em condições extremamente precárias em campos de refugiados. Cristãos ex-muçulmanos enfrentam perseguição sob a forma de discriminação por parte de familiares e outras pressões sociais. Uma eleição foi realizada no país no ano passado e houve alguma melhoria na questão de segurança. Continue apresentando nossos irmãos que vivem lá em suas orações.

 

Leia também

Cristãos são alvo da crescente violência no país

Igreja enfrenta desafios ainda maiores

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco