Como vivem os cristãos na Nigéria?

Mais de 10 mil pessoas já foram mortas pelo extremismo islâmico no país. A Nigéria precisa das nossas orações

Portas Abertas • 13 abr 2017


Boko Haram e pastores de cabras fulani são os principais grupos perseguidores de cristãos no país africano

Boko Haram e pastores de cabras fulani são os principais grupos perseguidores de cristãos no país africano

O país mais populoso da África, a Nigéria, está em 12º lugar na atual Lista Mundial da Perseguição e a situação de violência contra os cristãos é alarmante. O grupo extremista Boko Haram tem sido responsável por grande parte dos crimes cometidos contra a igreja no país.

Mais de 10 mil pessoas já foram mortas pelo extremismo islâmico. A nação está dividida em 36 Estados e 12 deles já instituíram a sharia (legislação islâmica) parcialmente ou totalmente, desde 1999. Em apenas um ano, as mortes no norte da Nigéria aumentaram 62%. Mais de 2,3 milhões de pessoas estão deslocadas e mais de 13 mil igrejas foram abandonadas, fechadas, destruídas ou queimadas.

O sequestro de 275 meninas de uma escola numa vila do Chibok, em abril de 2014, também marcou o histórico de perseguição religiosa do país. Em 2016, mais de vinte delas foram libertadas. Muitas outras, porém, continuam sendo sequestradas e arrancadas de suas famílias e vidas. A pressão sobre os cristãos no norte, em especial, está em um nível muito elevado e tem aumentado cada vez mais.

Há um destaque também para a região do Cinturão Médio da Nigéria, onde muitos ataques são feitos por pastores de cabras fulanis, que perseguem os cristãos sem piedade. Centenas de igrejas e propriedades já foram alvejadas e destruídas por eles.

De acordo com um pesquisador nigeriano, há movimentos pelos governos dos Estados de Benue, Kaduna, Nasarawa e Taraba que visam estabelecer e reservar campos de pastoreio para esses pastores. Isso significa que terrenos de comunidades tribais cristãs são tomados para esse fim, privando os cristãos de seus campos de cultivo e meios de subsistência. Até o momento, o governo não tomou medidas decisivas sobre isso. Ore pela igreja na Nigéria.

Pedidos de oração 

  • Peça que os cristãos nigerianos tenham a graça de continuar servindo a Deus, apesar da perseguição, e sejam cheios de esperança.
  • Interceda para que governo faça todo o possível para proteger as comunidades contra violências futuras. Ore para que haja justiça contra todos os responsáveis pela perseguição.
  • Clame pelas famílias da Nigéria, que eles tenham os recursos necessários para buscar o conhecimento total de Deus, cheios de esperança e perseverança.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco