Perseverando apesar das perdas, cristãos do Iraque mantêm a tradição do Natal
A cada ano, passos significativos são dados para que os cristãos perseguidos do Iraque tenham uma vida digna. Um ano atrás, entregamos a petição Um Milhão de Vozes de Esperança pelo Iraque e Síria à ONU e ao governo do Reino Unido. Como consequência, o governo britânico criou um novo cargo – Enviado Especial para Liberdade de Religião e Crença.
Este ano, a esperança de cristãos iraquianos foi renovada pelo envolvimento dos parceiros na reforma de suas casas, muitas delas destruídas pelo Estado Islâmico. Mais de mil famílias tiveram suas casas reconstruídas e assim poderão celebrar o Natal em seu próprio lar pela primeira vez, depois de anos.
A iraquiana Areen* nos fala sobre o Natal no Iraque: “Apesar da guerra, de deslocamento forçado para outras cidades e países, igrejas bombardeadas e o sofrimento da população, os cristãos do Iraque permaneceram fiéis às suas tradições natalinas. Eles consideram essa ocasião como uma mensagem de esperança de salvação da humanidade por causa do nascimento de Jesus”.
O que manda a tradição no Iraque? Na tarde do dia 24, as famílias se reúnem ao redor de uma fogueira na área externa da igreja. Na língua siríaca, a palavra fogo é “tahra”, que significa “admiração, espanto”. Areen explica que o fogo é para lembrar dos pastores, quando os anjos lhes anunciaram o nascimento de Jesus. Ela pede que continuemos orando por seu país, para que este Natal traga paz e segurança para os cristãos iraquianos nesse tempo difícil para eles.
*Nome alterado por segurança.
Pedidos de oração
Dê um presente de Natal
Esperança é o que nossos irmãos iraquianos precisam para prosseguir. Muitos deles ainda precisam ter suas casas restauradas. Neste Natal você pode dar a eles um presente de esperança. Com uma doação, você ajuda na reconstrução de uma igreja ou casa de uma família cristã no Iraque.
Leia também
Crianças são vítimas de crise educacional no Iraque
Retratos de um país frente à guerra
Escola cristã é reaberta no Iraque
© 2021 Todos os direitos reservados