Como os cristãos indianos celebram o Natal

No país de tantas culturas, o Natal é comemorado de diferentes formas em cada região

| 23/12/2018 - 00:00

Ore para que os cristãos indianos tenham um Natal cheio de paz e alegria, sem incidentes

Ore para que os cristãos indianos tenham um Natal cheio de paz e alegria, sem incidentes


Os cristãos indianos celebram o Natal de acordo com suas tradições culturais. Portanto, como um país multicultural, as celebrações variam de região para região. O nordeste do país, por exemplo, tem milhares de cristãos tradicionais, assim como convertidos de outras religiões. As comunidades cristãs tribais da região apresentam danças e vestem roupas novas. Fazem também queima de fogos e ceias comunitárias.

Há um jogo especial que jogam no Natal. Em uma vara de bambu untada com gordura de porco eles penduram dinheiro e carne juntos. Equipes têm que subir na vara para ver quem consegue pegar o dinheiro e a carne. Essas atividades acontecem nos dias anteriores e posteriores ao Natal, que são marcados por danças, concertos musicais e jogos.

Natal na Índia é marcado por cultos

Algumas tribos do estado de Manipur têm um culto à meia noite do dia 24 para o dia 25 de dezembro. Depois do culto, passam a noite cantando canções natalinas e visitando casas. Na manhã do dia 25 há outro culto, que é seguido por um almoço realizado em casa, mas servido do lado de fora e compartilhado com outros.

No estado predominantemente cristão de Mizoram, o Natal é um evento de três dias. Ruas e casas são decoradas. As crianças passam a noite acordadas no dia 24, para receber presentes ao amanhecer do dia 25. No dia de Natal há culto na igreja e no dia 26 há banquetes natalinos comunitários. Em alguns vilarejos de Nagaland, há um festival de peças infantis sobre o nascimento de Jesus. Na semana do Natal, crianças vão de porta em porta cantando canções natalinas e grupos visitam orfanatos e asilos levando presentes.

O Natal nas outras regiões

Nas igrejas domésticas das regiões central e leste, o Natal é celebrado de forma simples, pois os cristãos convertidos de outras religiões têm que manter a discrição. Às vezes fazem vigílias do dia 24 para 25. No geral, no dia de Natal as pessoas vestem roupa nova e vão à igreja, onde depois há uma ceia para a qual todos contribuem financeiramente. Casas são pintadas e limpas e, assim como as igrejas, são decoradas. Em áreas tribais, eles apresentam danças e também cantam canções natalinas em sua própria língua.

No sul da Índia, os preparativos para o Natal começam com pelo menos um mês de antecedência. As pessoas pintam e limpam a casa. As mulheres preparam um bolo tradicional de Natal, pelo qual todos esperam ansiosamente. O período de compras começa, como presentes para os amigos, familiares e crianças. Na época do maior festival para os cristãos, aqueles que trabalham ou estudam em outras cidades voltam para casa para passar o Natal com seus queridos. Alguns decoram as casas com pisca-pisca e com folhas de bananeira e mangueira. Outros usam presépio ou árvores de Natal. Mas o que marca de modo especial a comemoração do nascimento de Jesus para os cristãos é o culto especial de Natal.

No entanto, neste ano de 2018, em muitas regiões, sobretudo no estado de Uttar Pradesh, os cristãos terão que comemorar o Natal de forma mais discreta. A mídia tem feito uma campanha acusando os cristãos de converter as pessoas por meios fraudulentos. Baseados nos mesmos argumentos, extremistas hindus fazem ameaças de ataques para conter as conversões e as reuniões de oração. Ore por esse período de festas de fim de ano na Índia, para que a alegria, e não o medo, seja a marca no coração dos nossos irmãos ao comemorarem o nascimento do nosso Salvador.

Dê um presente de Natal
Como parte da sua celebração neste Natal, você pode presentear famílias indianas com um kit de necessidades básicas. Que nesta data especial, nos lembremos de que somos um com eles. Dê um presente de esperança e leve alegria para o lar de seis famílias indianas.

Leia também
Abrigos cristãos são fechados na Índia
Aumenta violência e discriminação contra cristãos
Partido nacionalista hindu perde eleição em três estados


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE