Caso do ativista Amri Che Mat é encerrado na Malásia

Última testemunha do caso do pastor Raymond Koh será ouvida em 30 de novembro

Portas Abertas • 19 nov 2018


Susanna Koh (no centro) e Norhayati (com véu azul): maridos desaparecidos

Susanna Koh (no centro) e Norhayati (com véu azul): maridos desaparecidos

A Comissão de Direitos Humanos da Malásia (Suhakam), que abriu inquérito sobre os desaparecimentos em outubro de 2017, finalmente encerrou o caso sobre uma das vítimas, Amri Che Mat, um ativista cujo desaparecimento foi semelhante ao do pastor Raymond Koh. O presidente do painel de inquérito, Datuk Mah Weng Kwai, declarou que o caso “pode ser reaberto pela disponibilidade de uma potencial testemunha”. Ele apresentou a decisão unânime, pois uma testemunha-chave do sequestro não compareceu, embora tenha recebido notificação para fazê-lo repetidamente.

Susanna Koh, esposa do pastor Raymond Koh, que tem dado apoio emocional à esposa de Amri, comentou: “Estou feliz pelo inquérito público da Suhakam e pelo compromisso dos advogados, que perseveraram apesar de a polícia não colaborar às vezes. O inquérito nos deu algumas respostas para as muitas perguntas; no entanto, ainda estamos longe da verdade sobre o que aconteceu com o pastor Raymond Koh e com os outros que também desapareceram. Tem sido um processo longo e, de certo modo, estou feliz que esteja chegando ao fim e espero que as conclusões e recomendações possam ser feitas às Procuradorias-Gerais, ao Parlamento e às Nações Unidas”.

Quanto ao caso do pastor Koh, a última testemunha está agendada para comparecer no dia 30 de novembro. Seu nome é Datuk Awalludin Jadid, que foi mencionado por um delator como a pessoa que liderou a operação. A questão é que ele está em licença de quatro meses por câncer de estágio 4 no cólon (porção média do intestino grosso que vai do ceco ao reto). Susanna pede orações para que essa testemunha seja constrangida a falar a verdade sobre o que aconteceu no dia do sequestro. Ela acrescentou que a família tem esperança de que a verdade e a justiça prevalecerão na Malásia.

Leia mais
Mensagem da esposa do pastor Raymond Koh
Petição por Raymond Koh é entregue à embaixada da Malásia
Malásia retoma inquérito sobre pastor Raymond Koh

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco