A uma semana do DIP, estudo alerta sobre o futuro da religião no mundo

| 24/05/2015 - 00:00


24_DIP2015_Faltam7dias

O relatório The Future of World Religions: Population Growth Projections contou com a ajuda de especialistas para investigar projeções demográficas de grupos religiosos (como budistas, cristãos, hindus, judeus, muçulmanos, além de religiões associadas a costumes tribais e também os chamados ""não filiados"", que incluem ateus e agnósticos) a partir de suas distribuições geográficas, taxas de fertilidade e mortalidade e padrões migratórios.

Mas o Pew Research Center alerta: todas estimativas são baseadas em tendências atuais e levam em conta indivíduos que se designam especificamente como parte de uma ou outra religião. ""Agora, o que significa ser cristão, muçulmano ou judeu irá variar de pessoa para pessoa, de país para país e de década para década"", afirma o documento.

Confira a seguir as previsões relacionadas ao cristianismo e ao islamismo:

Em 2050

  • A quantidade de muçulmanos no mundo irá quase que se equiparar ao número de cristãos (2,8 bilhões contra 2,9 bilhões) e 10% de toda a população europeia seguirá esta religião.
  • Juntos, muçulmanos e cristãos vão corresponder a 69% da população mundial.
  • Quatro em cada 10 cristãos do mundo vão viver na África subsaariana.
  • É o cristianismo a religião que será a mais impactada pela perda de fiéis. De acordo com a entidade, 40 milhões de pessoas se tornarão cristãs, mas 106 milhões de pessoas deixarão de seguir esta fé.
  • Cinco países (França, Macedônia, Nova Zelândia, Bósnia-Herzegovina e Holanda) deixarão de ter os cristãos como maioria.
  • O país com o maior número de cristãos será os Estados Unidos, seguido do Brasil e da Nigéria.

Em 2070

  • Islamismo e cristianismo vão empatar: 32% da população do mundo será muçulmana e 32% será cristã.

Em 2100

  • O islamismo se tornará a maior religião do planeta, presente na vida de 35% das pessoas.

Servindo cristãos perseguidos no mundo muçulmano
Diante desse cenário, no próximo domingo, 31 de maio, mais de 6.200 igrejas irão realizar o Domingo da Igreja Perseguida (DIP), um evento de oração e mobilização da igreja brasileira em favor da Igreja Perseguida no mundo muçulmano. Você pode fazer parte da solução!

Cadastre a sua igreja também.

""Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé."" Gálatas 6.10


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE